Adriana Izel
postado em 16/06/2018 07:30
Os movimentos de ocupação se tornaram uma tendência na capital federal a partir da iniciativa de coletivos. O Setor Comercial Sul passou por uma revitalização que contou com a participação de diferentes grupos, como o Coletivo Labirinto, e está entre os espaços da área central de Brasília que mais recebem eventos nesse sentido.
Neste mês, o SCS passou a abrigar dois projetos que têm a ocupação de espaços públicos como mote e o fazem por meio da promoção de eventos gratuitos. O primeiro deles é o projeto chamado Beco Elétrico, que teve início em 2 de junho.
A iniciativa surgiu após a reunião de cinco coletivos e produtores de festas da cidade (sintra, Confronto Soundsystem, SNM, Limbo e Sujo), com o objetivo de dar visibilidade ao chamado Beco da Casa de América Latina (CAL) e também à própria instituição, já que parte do dinheiro arrecadado com o evento será destinado à reforma do prédio.
;A ideia inicial era revitalizar a CAL, no Setor Comercial Sul. Todos nós já fazemos festas na rua há algum tempo em espaço subutilizados, como uma alternativa à falta de espaço para fazer festas em Brasília. Então foi unir o útil ao agradável;, lembra Rachel Denti, uma das integrantes do coletivo SNM. O grupo promove a festa de hoje, a SNM Sessions 7, a partir das 22h, com presença de DJs do coletivo e também convidados, como SMSR, que mora atualmente em São Paulo, e com foco na música eletrônica.
Desafios
Sobre os desafios desse tipo de evento, Rachel Denti explica: ;A gente vem aprendendo com o tempo e acho que vai ficando mais fácil (fazer eventos de ocupação). É preciso se reinventar constantemente, buscar parceria com os artistas e conscientizar o público de como funciona. A nossa única renda vem do bar, por isso é importante consumir dele;.
[FOTO2]
Afonso Serpa, integrante do Confronto SoundSystem que promove eventos em espaços públicos há mais de 15 anos, conta que tem sido uma experiência muito boa para o grupo a participação no Beco Elétrico. A edição feita por eles foi a segunda e contou com verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). ;A nossa participação teve uma peculiaridade, porque ganhamos o dinheiro do FAC e por isso resolvemos fazer coisas diferentes do que as pessoas costumam fazer, nós colocamos o dinheiro do fundo de volta para a rua, com uma estrutura boa, atração internacional. Porque a gente sempre faz numa coisa meio guerrilha, com custo superbaixo;, completa.
O projeto segue até 30 de junho, com eventos sempre aos sábados e com entrada gratuita. Os próximos coletivos a ocupar o Beco Elétrico são o Sujo e o sintra FM.
Novidade
Desde ontem, o SCS é o espaço de outro projeto de ocupação. É o Temporada Pública, promovido pelo Coletivo Público, formado por Filipe Sartório e Naná Viana e que tem apoio de Caio Dutra. ; Uma das funções que o coletivo tem é difundir a cultura popular e ampla no DF. Percebemos que dava para fazer eventos na rua como forma de lançar o coletivo, dar uma visibilidade, mas o grupo vai muito além de fazer festa;, garante Sartório.
O evento começou com a Santa Chica, festa junina e segue até o fim do mês de julho. A cada sexta-feira ,o projeto recebe uma festa temática diferente. A próxima edição, em 22 de junho, será uma roda de samba comandada pelo grupo 7 na Roda com participação de sambistas locais, como Milsinho e Fernanda Jacob.
Estão confirmados também eventos dedicados ao rock (29 de junho), em parceria com o Cultura Rock, ao encerramento do semestre da UnB (6 de julho), a black music (13 de julho), a música eletrônica (20 de julho) e um grande festival, esse no sábado, dia 28, com o objetivo de reunir diferentes coletivos que trabalham na ocupação do Setor Comercial Sul. Os eventos são realizados no beco localizado atrás do espaço Canteiro Central, na Quadra 2.
Beco Elétrico
Quadra 4 (Beco da CAL). Hoje, às 22h. SNM Sessions 7, com DJs FAA, PAL, SMSR, Freire, LMT e EPIA72D. Em 23 de junho, às 22h. Com Sujo. Em 30 de junho, às 22h. Com sintra FM. Entrada franca. Não recomendado para menores de 18 anos.
Temporada pública
Quadra 2 (Beco do Canteiro Central). Em 22 de junho, às 23h. Com 7 na Roda e convidados. Em 29 de junho, às 23h. Festa de rock. Em 6 de julho, às 23h. Festa universitária de encerramento ao semestre da UnB. Em 13 de julho, às 23h. Festa blecaute com DJ A e Samba de Marola. Em 20 de julho, às 22h. Festa de música eletrônica. Entrada franca. Não recomendado para menores de 18 anos.