O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea terá início neste sábado (19/5), no Auditório II do Museu Nacional da República, das 14h às 18h. Assim como toda a programação.
A programação reúne profissionais de artes visuais para despertar a crítica artística na população. Serão abordados oito temas sobre as artes plásticas na contemporaneidade.
- Arte e Loucura
- O panorama da gravura no Brasil
- Coleção e Curadoria
- O desempenho da produção artística no cenário social
- Cultural e geopolítico de Brasília
- A voz da urbanografia (street art)
O seminário ocorrerá em quatro finais de semanas, com profissionais renomados e de forte atuação no cenário das artes em Brasília, no Brasil, na América Latina e Europa. Os convidados são Marília Panitz, Wagner Barja (Museu Nacional), Bené Fonteles, Irene Lasivita (Argentina), Eurípedes da Cruz (Museu do Insconsciente-RJ), Marcos Moraes (Itaú Cultural e FAAP) e Pedro Sangeon (Gurulino).
O artista belga Geert Vermeire propõe ao público uma criação coletiva de uma experiência imersiva no ritmo e sons da natureza usando o smarthphone e traduzindo o trajeto em experiências de arte.
As inscrições para O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea são gratuitas, por tema individual, e realizadas nos links abaixo.
- 19/5 - Gravura - Diversidade e originalidade
- 20/5 - Acervos artísticos - Colecionismo, crítica, guarda e mercado das artes
- 30/6 - Produção artística no DF
- 1/7 - A gestão do Espaço de Arte
- 29/9 - A pintura na contemporaneidade
- 30/9 - A voz da urbanografia (arte urbana)
- 10/11 - Arte e loucura
- 11/11 - A arte de andar na paisagem (vivência)