Uma pesquisa sobre os cem filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos desde 2014 avalia que apenas oito dessas produções tem um protagonista negro. Segundo a empresa Lee and Low Books, especializada em literatura diversificada e multicultural, dos oito protagonistas não-brancos, seis são personagens interpretados pelo ator Will Smith.
O estudo chama atenção para a falta de representatividade negra nas telonas. O assunto, frequente na pauta dos movimentos negros, tornou-se mais comentado após a estreia do filme Pantera negra, em fevereiro deste ano. A produção é a primeira do universo Marvel com um super-herói negro, conta com elenco majoritariamente afrodescendente e alcançou diversos recordes. Na oitava semana de estreia, o filme superou a bilheteria de Titanic, arrecadando cerca de 666 milhões de dólares.
Pantera negra é protagonizado por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan e Lupita Nyong;o, e continua em cartaz três meses após o lançamento. O filme ganhou sucesso por ser considerado empoderador, tornando-se símbolo de representatividade para as comunidades afro, ao colocar personagens negros em papéis de super-heróis. Entretanto, o sucesso do longa coloca em pauta a carência de outras produções cinematográficas do tipo.