O Cine Brasília fará uma homenagem para as mulheres candangas na celebração do aniversário de Brasília. O filme-documentário Poeira e batom - 50 mulheres na construção de Brasília será exibido em 21 e 22 de abril, às 11h.
Visto como um símbolo de progresso e desenvolvimento, a construção de Brasília foi impulsionada por trabalhadores e trabalhadoras comuns, que viam a oportunidade de melhoria de vida na nova capital federal.
O documentário é resultado da obra de Tânia Fontenele. O filme é contado por meio de depoimentos de mulheres pioneiras que chegaram à cidade entre 1956 e 1960. O trabalho revela a participação efetivas dessas mulheres na construção da nova capital brasileira e a importância desse momento histórico de se construir no centro do Brasil a moderna Brasília.
Confira a sinopse do filme
O documentário apresenta a saga da construção de Brasília contada por 50 mulheres que chegaram entre 1956 e 1960. História recuperada dessas mulheres que aceitaram o desafio de vir para uma cidade em plena construção. São mulheres das mais diferentes profissões e classes sociais. Todas queriam ajudar o país a ser melhor. Para elas, construir Brasília simbolizava o moderno e a inovação na educação, nas relações sociais, na arquitetura, nas artes. Relatos das demarcações das terras, acampamentos de madeira, desafios e agruras na antiga Cidade Livre.