A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro se apresenta nesta terça (17/4) no Cine Brasília com concerto que traz obras dos compositores alemães Fabian Müller e Johannes Brahms, além do brasileiro Ricardo Calderoni.
O maestro Claudio Cohen irá reger as obras Canto para orquestra de cordas de Fabian Müller, Brazilian lands de Ricardo Calderoni e Concerto n; 1 para piano e orquestra de Johannes Brahms.
As obras de Müller já foram interpretadas por grandes músicos mundiais e o compositor já esteve em prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall em Nova Iorque, o Teatro Colón em Buenos Aires, o St. Filarmônica de Petersburgo na Rúsisa e a Tonhalle Zurique na Suiça. Fabian Müller escreveu três obras encomendadas pelo percussionista escocesa Evelyn Glennie.
Em 1858, Johannes Brahms compôs a obra Concerto n;1 para piano e orquestra em ré menor. Um ano depois, o compositor fez a estreia pública da obra em Hannover, na Alemanha. Foi o primeiro trabalho orquestral executado e o primeiro realizado para a aprovação do público.
Já Ricardo Calderoni representa diversas paisagens musicais com os mais diversos ritmos brasileiros, como o baião, o choro, a bossa nova e o samba. Calderoni é diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica Humanitas.
O solista é Joseph-Maurice Weder, que nas últimas temporadas se apresentou em algumas das mais prestigiadas salas de concertos do mundo, incluindo a Berliner Philharmonie, a Musikverein Vienna, a Laeiszhalle Hamburg, a Wigmore Hall London, a Tonhalle Zurich e a Wiener Konzerthaus. O suiço já esteve em turnês pela América do Sul e na Europa em várias oportunidades. Tocou com a Südwestdeutsche Philharmonie, Orquestra de Câmara da Filarmônica do Cazaquistão, Sinfonieorchester Basel, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra de Câmara da Cidade de Bratislava e Orquestra de Câmara da Filarmônica da Baviera.
Serviço
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Terça-feira(17/4), às 20h, no Cine Brasília (106/107 sul). Entrada gratuita por ordem de chegada.