Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

HQ de Gabriel Góes e Pedro D'Apremont é lançada, em versão física, hoje

Divulgada inicialmente no portal Vice, a narrativa mostra Anexia, um paraíso que é uma mistura de histórias, referências e lugares



Uma fictícia nação pós-soviética,em que o banal tem doses cavalares de absurdo embebidas de violência, drogTas e situações inesperadas. Essa é a realidade de Anexia, região inventada por dois expoentes dos quadrinhos brasilienses: Gabriel Góes e Pedro D;Apremont. ;Anexia é o lugar em que você olha para uma esquina e vê acontecer essas coisas absurdas, em que o normal é ser imprevisível;, explica Gabriel.

É lá que se passam as narrativas de Vania e a turma de Anexia, série de quadrinhos produzida pela dupla. As histórias foram inicialmente publicadas no portal Vice e hoje são lançadas em versão física (com o título de Anexia é um paraíso) no espaço Cosmos (local dedicado aos quadrinhos e à criatividade na 714 Norte).
[SAIBAMAIS]

A ideia inicialmente era produzir um desenho animado. ;A gente queria vender uma ideia para algum estúdio. Queria fazer algo bem alucinado, de desenho animado antigo, com violência tosca, bem exagerado;, lembra Pedro. Ele e Gabriel começaram a assistir, no período, alguns vídeos de coisas acontecendo na Rússia. ;Eles não têm limite nesses vídeos, era urso em cima da árvore, o cara entrando com uma metralhadora no ônibus, fazendo bazuca no jardim;, diz Gabriel.

;Era praticamente um desenho animado pronto;, notou Pedro. No fim das contas, no entanto, eles desistiram da animação e foram direto para os quadrinhos. ;A gente começou a criar uns argumentos baseados nisso, mas acabou nunca fazendo o desenho, fez um quadrinho, que é o que a gente faz melhor e consegue fazer sozinho;, explica Pedro.
Misturas

Anexia é um paraíso é uma mistura de histórias, referências, lugares. Pedro e Gabriel mergulharam em fontes das mais diversas para produzir os quadrinhos. ;É muito orgânico isso, às vezes acontece por acaso. Quando a gente estava fazendo a última história, por exemplo, eu achei um livro de sebo sobre a Europa oriental, a gente achou engraçado aquele jeito tosco de escrever, falando dos países comunistas e acabou entrando ali;, conta Pedro.

A própria Anexia é uma mistura de vários outros lugares. ;Apesar de ser muito parecido com a Rússia, o país é uma mistura de várias coisas, até no léxico tem turco, sérvio, a gente misÍurou um pouco do que é mais bizarro em cada país.;

A produção toda foi feita a quatro mãos, com Gabriel e Pedro dividindo e variando as etapas do processo. ;Essa troca é legal, porque potencializa algumas coisas, como o humor. Se ele me manda um desenho, eu devolvo de outro jeito, a piada vai aumentando e cria um diálogo entre nós;, acredita Gabriel.


Anexia é um paraíso
Gabriel Góes e Pedro D;Apremont. Ugra Press. 36 páginas. R$ 18.

Lançamento
Cosmos (714 Norte, Bloco D, Loja 31). Hoje, das 16h às 20h.