A morte da atriz Tônia Carrero, aos 95 anos, fez com amigos, colegas de profissão e fãs usassem as redes sociais para se despedir e prestar uma homenagem a artista. No Twitter, o termo com o nome da artista continua desde a madrugada nos assuntos mais comentados do Brasil com mais de quatro mil tuítes.
O ator Miguel Thiré, neto da atriz, publicou uma foto de Tônia: "obrigado minha avó, você foi uma mulher sensacional", no Instagram.
O ator Chico Cabrera foi um dos artistas que usou o Instagram para homenagear colega, com quem contracenou em Sangue do meu sangue, no SBT. "Tenho a dizer que era uma atriz extremamente dedicada e acima de tudo generosa com seus colegas de profissão. Que Deus a receba com muito carinho em seus braços", escreveu.
A atriz Rosa Maria Murtinho postou uma foto dela com Tônia, ainda jovens: "Amiga querida, minha Tônia, a lembrança de seu sorriso e carisma estará sempre presente. Agora iluminando o paraíso, lhe amo", escreveu.
Quem também usou a rede social foi a atriz Leandra Leal que publicou uma foto de Tônia em um cartaz de espetáculo na Cinelândia ao lado da legenda: "Uma das mulheres mais incrivelands (sic) que já passaram pelas telas e pelos palcos do Brasil! Seu brilho está eternizado em cada personagem, cada emoção, cada vez que mostrou a força de ser mulher".
[FOTO1115891]
[FOTO1115891]
A atriz Renata Sorrah, que contracenou com Tônia em novelas da TV Globo, lembrou à Globonews a militância política da atriz. "O que eu mais me lembro é a Tônia na linha de frente nas passeatas de 68, nas escadarias do Municipal, segurando cartazes contra a ditadura, contra a censura. Ela era muito forte."
;Luz e gratidão por sua existência;
Kadu Moliterno, que dividiu a cena com a atriz em Água viva, também relembrou a colega. Com imagens ao lado de Tônia, ele escreveu: "O Brasil perde uma grande estrela". Amiga pessoal da atriz, Zezé Motta foi outra artista que se manifestou. "Que você descanse em paz minha amiga. Luz e muita gratidão por sua existência".
Veja algumas publicações da repercussão:
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
Questionamento nas redes
Anunciada na noite de ontem durante um plantão da Globo que interrompeu a exibição do filme Selma ; Uma luta pela igualdade no Supercine, a morte de Tônia Carrero ainda levantou uma discussão infeliz nas redes sociais. Muitos jovens que desconheciam o trabalho da atriz usaram o Twitter para questionar quem era a artista. Alguns usuários da rede social rebatarem e lamentaram a atitude. "Que triste uma geração que não sabem quem é Tônia Carrero e reclama do plantão da Globo", escreveu uma usuária.
[VIDEO5]
Com informações da Agência Estado.