Um artista de rua, conhecido como Sabo, inspirou-se no filme Três Anúncios Para um Crime, que concorre ao Oscar deste domingo (4/3), para fazer uma crítica aos abusos promovidos dentro da maior indústria cinematográfica do mundo. Ele colocou três outdoors espalhados por Hollywood, com mensagens de apoio às vítimas de assédio e críticas aos assediadores.
"Todos nós sabíamos, e mesmo assim ninguém foi preso"; "E o Oscar de maior pedófilo vai para;"; e "Cite nomes no palco ou cale a boca". As mensagens são críticas principalmente aos casos de assédios e abusos sexuais que foram revelados no final de 2017, envolvendo o produtor Hervey Weinstein.
Em entrevista à revista americana Entertainment Weekly, Sabo disse que ao ver Três Anúncios Para um Crime, ficou impactado pelo outdoor que aparece no filme: "E ninguém foi preso?". Segundo ele, a obra remete à realidade, porque, até então, nenhuma pessoa acusada de assédio em Hollywood foi para a prisão. "Meu objetivo é que, talvez, eu possa quebrar a fachada dos atores durante o Oscar", disse.
Sobre o outdoor que fala de pedofilia, o artista afirmou que o assunto é muito sombrio em Hollywood. "Ninguém fala sobre, mas quando começarem a falar, cabeças vão rolar", concluiu.
Inspiração
Em Três anúncios para um crime, uma mãe, interpretada por Frances McDormand, coloca outdoors na entrada da cidade com indiretas para que a polícia local ache o assassino de sua filha, que foi morta e estuprada. No filme, as mensagens são: "Estuprada enquanto morria"; "E ninguém foi preso?", e "Como pode, Chefe Willoughby?".