Nesta terça-feira (20), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro inicia mais um ciclo de concertos. Desta vez, o grupo apresenta uma homenagem aos 125 anos da morte do compositor russo Tchaikovsky. A partir das 20h, o grupo se reúne no Cine Brasília (106/107 Sul), sob comando do maestro Claudio Cohen. O regente é membro fundador, maestro titular e diretor da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, e atuou durante muitos anos como primeiro violino da orquestra.
O repertório do concerto conta com as obras mais famosas de Tchaikovsky, como Serenata para Cordas Op.48, Romeu e Julieta - Abertura Fantasia e Sinfonia no. 1 Op.13 ;Sonhos de Inverno;. A entrada para a apresentação é gratuita.
Tchaikovsky
Pyotr Ilitch Tchaikovsky era nascido na Rússia, em 1840. Tchaikovsky demonstrava interesse pela música desde a infância ; começou a tocar piano aos 5 e a compor aos 7 anos de idade. No ano de 1850, o músico se mudou para São Petersburgo, onde conhece o teatro e concertos.
Após a entrada no Conservatório de São Petesburgo, em 1859, Tchaikovsky inicia contato com escolas musicais de Berlim e Viena, e compõe Sonho de inverno, A tempestade e danças para a ópera Voievoda. Em 1866, após concluir os estudos no conservatório, o músico é nomeado professor de composição no Conservatório de Moscou.
No ano de 1893, Tchaikovsky recebe o diploma de membro correspondente da Academia musical de Paris e o título de doutor honoris causa, entregue pela Universidade de Cambridge. Ainda neste ano, Tchaikovsky compõe sua última sinfonia, Patética. O compositor morreu em novembro de 1893, abalado pela cólera.
Serviço
Concerto ciclo Tchaikovsky ; 125 anos de morte
Nesta terça-feira (20/2), às 20h, no Cine Brasília (106/107). Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.