[SAIBAMAIS]Na manhã de quarta-feira (14/2) um tiroteio na escola de ensino médio Marjory Stoneman Douglas, no estado norte-americano da Flórida, matou 17 pessoas deixando outras 24 feridas. O suspeito de realizar os ataques é o ex-estudante de 19 anos, Nikolas Cruz e marcou o 18; tiroteio nos Estados Unidos desde o começo de 2018. As mortes levantaram uma verdadeira onda de críticas por parte de celebridades, que pediram mudanças na política de armamento do país.
Repercussão
A apresentadora Ellen DeGeneres escreveu no Twitter: ;Nenhuma palavra, nenhuma ação, nenhuma lei são suficientes até o momento em que nós acabarmos com essa epidemia de tiroteios em nossas escolas;.
[VIDEO1]
O ator Mark Ruffalo, interprete do super-herói Hulk nos cinemas, cobrou mais ações políticas práticas por parte do congresso norte-americano: ;Orações sem ações são mentiras silenciosas ouvidas por ninguém, por nenhum Deus, para nada. Ação é a linguagem da verdade, a oração dos santos;.
[VIDEO2]
A comediante Chelsea Handler foi mais longe e acusou os parlamentares de serem responsáveis diretos nas tragédias de tiroteio: ;Nós temos de eleger candidatos que não são financiados pela NRA (espécie de associação norte-americana de defesa ao armamento) em novembro. Nós temos a oportunidade de eleger candidatos que não permitam que crianças vão para a escola para levarem tiros. É nojento como isso já aconteceu várias vezes e os republicanos não fizeram nada. Vocês tem o sangue nas mãos;.
[VIDEO4]
A socialite Kim Kardashian West foi outra que cobrou ações práticas do congresso contra a violência nas escolas do país: ;Nós devemos às crianças e aos professores um ambiente de segurança. Orações não farão diferença: ações vão. Congresso, por favor, façam o trabalho de vocês para proteger os norte-americanos dessa violência sem sentido;.
[VIDEO3]
A atriz Reese Witherspoon lembrou que o número de tiroteio é assustador: ;Meu coração está partido por ouvir outra notícia de tiroteio em escolas. Esse é o 18; caso em 45 dias de 2018. Alunos e professores não deviam temer por sua segurança. Nós devemos impedir esses atos sem sentido de violência. Meu coração está com as pessoas em Parkland, Flórida. Isso já foi o suficiente".
[VIDEO5]