A atriz espanhola Penélope Cruz receberá um prêmio honorário da Academia de Artes e Técnicas de Cinema da França no 43; Cesar Awards. A premiação é pelo conjunto da obra.
A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (29/1) em um comunicado escrito por Alain Terzian, presidente da Academia de Artes e Técnicas de Cinema da França. Segundo Terzian, Penélope Cruz é "sublime e cativante", conseguindo interpretar todos os tipos de mulheres.
Os elogios não pararam por aí. De acordo com o chefe da instituição, a atriz espanhola foi "musa de grandes cineastas", conseguindo brilhar tanto em produções internacionais com grandes diretores, quanto em filmes menores.
Considerado como o Oscar francês, o Cesar Awards terá as indicações reveladas quarta-feira (31/1) e os vencedores serão anunciados em 2 de março, em Paris.
Musa de outros cineastas
Penélope Cruz tem um currículo de peso, tendo vencido o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2008, pelo papel no filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. Com isso, ela se tornou a primeira atriz espanhola na história a ter ganho o prêmio.
Entre outros destaques, Penélope trabalhou com grandes diretores como Ridley Scott, Rob Marshall, Kenneth Branagh e Sergio Castellitto, além de contracenar em filmes famosos como Piratas do Caribe: Navegando em águas misteriosas e Volver. Atualmente, está na 2; temporada de American crime Story interpretando a estilista Donatella Versace na história da morte de Gianni Versace.