Criado em 1944, o Globo de Ouro tem como característica premiar as melhores produções televisivas e cinematográficas. Em sua 75; edição, a cerimônia de premiação será neste domingo (7/1) em Los Angeles, a partir das 22h, e terá exibição ao vivo no Brasil pelo canal TNT. O comando do prêmio será do ator e comediante Seth Meyers, conhecido pelos programas Saturday night live e Late night.
Nas categorias de tevê, o prêmio tenta se distanciar do Emmy, outra premiação tradicional da televisão, e muitas vezes surpreende. No entanto, neste ano, deve entregar estatuetas aos mesmos vencedores do Emmy do ano passado devido à qualidade das produções apresentadas em 2017.
[SAIBAMAIS]Entre os vencedores do Emmy que devem se repetir no Globo de Ouro estão a série The handmaid;s tale, na categoria de drama, e a minissérie Big little lies, em telefilme e série limitada. As duas são baseadas em livros ; O conto da aia, de Margaret Atwood, e Pequenas grandes mentiras, de Liane Moriarty ; e foram as produções mais comentadas do ano passado ao debater estupro, violência doméstica e temáticas ligadas à figura feminina. The handmaid;s tale e Big little lies concorrem com The crown, Game of thrones, Stranger things e This is us, indicadas como séries dramáticas; e Fargo, Feud: Bette and Joan, The sinner e Top of the lake: China girl.
O bom ano das duas atrações estreantes de 2017 também deve garantir prêmios de atuação para os elencos. Elisabeth Moss, que interpreta a protagonista em The handmaid;s tale, deve conquistar o Globo de Ouro de melhor atriz em série dramática, repetindo o resultado do Emmy, e desbancando Caitriona Balfe (Outlander), Claire Foy (The crown), Maggie Gyllenhaal (The deuce) e Katherine Langford (13 reasons why).
Já Big little lies deve ter vencedores nas categorias de melhor atriz, pela atuação de Nicole Kidman, que concorre com Jessica Biel (The sinner), Jessica Lange e Susan Sarandon (Feud: Bette and Joan) e a colega de elenco Reese Witherspoon, e melhor ator e atriz coadjuvante pelas interpretações de Alexander Skarsgard e Laura Dern. O primeiro disputa com David Harbour (Stranger things), Alfred Molina (Feud: Bette and Joan), Christian Slater (Mr. Robot) e David Thewlis (Fargo). Já a segunda, com Ann Dowd (The handmaid;s tale), Chrissy Metz (This is us), Michelle Pfeiffer (The wizard of lies) e Shailene Woodley, também de Big little lies.
Divergências
As diferenças entre o Emmy e o Globo de Ouro devem acontecer, principalmente, na categoria de musical e comédia. No Emmy, Veep é a série mais premiada nessa vertente. No Globo de Ouro, ela sequer foi lembrada, o que abre caminho para uma vitória de Black-ish, que disputa com The marvelous Mrs. Maisel, Master of none, SMILF e Will & Grace (que voltou em um revival após 12 anos do término). Nas categorias de atuação, o prêmio deve ficar com Eric McCormack, de Will & Grace, que tem como concorrentes Anthony Anderson (Black-ish), Aziz Ansari (Master of none), Kevin Bacon (I love Dick) e William H. Macy (Shameless). Entre as mulheres, o prêmio deve ficar com Rachel Brosnahan, de The marvelous Mrs. Maisel. Ela disputa com Pamela Adlon (Better things), Alison Brie (Glow), Issa Rae (Insecure) e Frankie Shaw (SMILF).
Outra divergência entre os prêmios deve ficar nas categorias de melhor ator em série de drama e melhor ator em telefilme e série limitada. Em drama, a imprensa internacional aposta em Freddie Highmore, que após o sucesso em Bates motel conquistou os Estados Unidos em The good doctor. Quem também tem chances é Sterling K. Brown, que já venceu um Globo de Ouro por American crime story e agora concorre por This is us. Completam a categoria Jason Bateman (Ozark), Bob Odenkirk (Better call Saul) e Liev Schreiber (Ray Donovan). Na outra categoria também há dois atores em destaque: Kyle MacLachlan, pela nova temporada de Twin Peaks, e Jude Law, por The young pope. Concorrem também Robert De Niro (The wizard of lies), Ewan McGregor (Fargo) e Geoffrey Rush (Genius).