postado em 07/11/2017 14:30
Segundo cientistas polacos, a causa da morte do compositor Frédéric Chopin, que ocorreu em Paris em 17 de outubro de 1849, foi tuberculose.
A nova teoria se deve a uma análise dos especialistas realizada no coração do compositor e pianista, que está há 168 anos depositado num frasco de conhaque. De acordo com a publicação do jornal norte americano The New York Times, que teve acesso ao relatório preliminar da análise, os cientistas tiraram mais de mil fotos do órgão para poder realizar o procedimento.
A hipótese se justifica, segundo os cientistas, porque o coração está "massivamente dilatado e flácido, coberto com uma substância branca, proveniente de uma pericardite", uma inflamação da membrana que reveste o coração, muito provavelmente provocada por tuberculose.
Atual teoria da morte de Chopin
Até o momento, a teoria aceita por todos é a de que o compositor teria morrido devido a uma fibrose quística, uma doença crônica e hereditária que afeta o pâncreas.
A versão final do relatório dos cientistas polacos deverá ser publicada na edição de fevereiro de 2018 do American Journal of Medicine.