Novo programa do canal History Channel, apresentado pelo youtuber Felipe Castanhari, Guia politicamente incorreto estreou no último sábado (21/10) e foi alvo de muitas críticas. Alguns entrevistados decidiram retirar suas participações por falta de clareza nas gravações.
Historiadores, jornalistas e escritores renomados, como Lilia Schawrcz e Lira Neto, reclamaram que não sabiam qual era a temática da exibição televisiva que estavam participando.
O programa foi inspirado no livro Guia politicamente incorreto da história do Brasil do jornalista Leandro Narloch, que no prefácio explica: ;Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos;.
O jornalista e biógrafo Lira Neto publicou na própria página do Facebook: "Sinto-me violentado em fazer parte de qualquer produção que recorra à superficialidade e ao polemismo fácil. Neste momento em que se confunde jornalismo com entretenimento, bravata com reflexão, inconsistência com leveza, creio que seja necessário reafirmar o compromisso com a responsabilidade e o rigor da pesquisa histórica", escreveu.