Uma artista norueguesa recebeu diversas ameaças de morte e de abuso sexual depois de divulgar um vídeo no qual contracena com um ator negro. Sophie Elise, de 22 anos, se surpreendeu com os comentários publicados no clipe para a música All your friends, divulgado no último domingo (6) no YouTube, no qual ela atua ao lado de Kingsford Siayor, de origem ganesa, que interpreta seu par romântico.
As publicações ofensivas foram denunciadas e deletadas e o espaço para comentários no vídeo foi desativado após a polêmica. Ao site BBC newsbeat, a cantora afirmou ter se surpreendido com o ocorrido e que agora tem medo de sair de casa. "O vídeo era para ser sobre amor. Isso só mostra que estamos em 2017 e não chegamos muito longe", disse. Atualmente morando em Oslo, capital da Noruega, Sophie assinou recentemente com a Universal Music, mesma gravadora de Justin Bieber, Kanye West e outros artistas.
[SAIBAMAIS]"Na verdade, eu não queria ter excluído os comentários porque queria que as pessoas vissem que esse tipo de coisa ainda acontece. Sou uma pessoa pública na Noruega por cerca de seis anos, então sei o que é receber muito ódio", disse ela. "Mas eu realmente não achava que as pessoas fossem se importar com a cor da pele do cara no meu vídeo", completou, afirmando que imaginou cerca discussão pela letra da música - que fala sobre dormir com o ex-namorado por vingança - e não pelo clipe.
Sophie declarou que os comentários não a impedirão de usar outros atores negros em produções futuras. "Sabe, meus amigos negros ficaram muito tristes. ;Nós valemos menos?;, questionaram eles. Também estou triste pelos meus pais, que estão preocupados comigo. Não queria que eles tivessem visto coisas assim. O ator Kingsford Siayor disse, em entrevista ao jornal norueguês Dagbladet Kultur: "Estou acostumado com isso. É o meu cotidiano".