É comum que cantores comecem as carreiras pequenos. Alguns cantavam na igreja, outros na escola, e, ainda, havia quem se arriscava nas festas da cidade. Porém, a maioria começou a fazer sucesso já adulto. Mas existem alguns artistas que estão no auge da carreira antes mesmo de completar duas décadas de vida e têm conquistado o público infantojuvenil.
Exemplo dessa tendência é Sofia Oliveira, que, aos 17 anos, lança o primeiro EP, depois de conquistar mais de 2 milhões de fãs (número de inscritos no canal da cantora no YouTube). Com Garotas não mordem, ela quer deixar a timidez de lado e mostrar que tem um lado sedutor. ;Porque garotas não mordem, a menos que você peça. Garotas gostam de atenção, sedução, menos papo, mais ação;, diz a letra que intitula o trabalho.
[VIDEO1]
Como muitos artistas que fazem sucesso hoje, Sofia começou a carreira no Youtube com covers de artistas como Anitta, Ludmilla, Taylor Swift e Maroon 5. E foi assim que ela chamou a atenção da estudante Dayla Suênia Santos, 20. ;A primeira vez que ouvi a Sofia foi quando a Mari Nolasco e a Gabi Luthai fizeram vídeos com ela. Depois disso, acabei vendo alguns outros covers dela de músicas que gosto e passei a acompanhar.;
[SAIBAMAIS]
A estudante conta que conheceu outros cantores por causa de covers, como João Guilherme. ;Comecei a ver por causa do meu primo que gostava dele e me chamou para ver um vídeo de Closer, porque sabia que eu gostava da canção. Então, passei a ver outras gravações dele também;, relata.
Jogo de espelho
O sucesso cada vez mais precoce dos artistas também tem uma explicação psicológica. Segundo Roberval Ignácio, coordenador do curso de psicologia do Iesb Oeste, ;nós buscamos, enquanto seres humanos, pessoas para usar como referência porque precisamos nos identificar com algo externo que funcione como um espelho, e os ídolos preenchem esse espaço muito bem;. Ignácio explica que os artistas contribuem também para a formação do caráter das pessoas e da construção emocional, tanto com as músicas quanto pelas atitudes.
Desafio da carreira dupla de ator e cantor
Conciliar as carreiras de ator e cantor e a vida pessoal é um dos desafios de João Guilherme. O filho mais novo de Leonardo mostrou que suas raízes musicais não ficaram de lado mesmo que os primeiros passos tenham sido na dramaturgia. Com apenas 15 anos, ele lançou o primeiro EP, Tudo é você, e o primeiro álbum autoral, Meu caminho, no ano passado.
Destaque da Forbes Brasil como um dos 91 brasileiros abaixo dos 30 anos que fazem a diferença, ele está com um novo EP preparado que inclui as canções Ela, O que eu sempre quis e Olha quem voltou e deve ser lançado ainda em julho. ;As músicas são para o público mais adolescente, mas consigo conversar com crianças também com as letras. A ideia é passar uma energia positiva, com músicas animadas e que falem sobre coisas boas;, pontua João Guilherme.
[VIDEO2]
Quem também se divide entre tevê e palco é a atriz Larissa Manoela. No cinema, ela estrela Meus 15 anos e mostra os talentos musicais com a música Meu pacto, mas ela já cantava desde os primeiros passos na telinha em Carrossel. Com alguns passos no mundo musical, ela tem os singles mais recentes Boy chiclete e No olhar e um CD de 2014, Com você, com músicas mais voltadas para o público infantil.
Cúmplices
Larissa Manoela e João Guilherme conquistaram alguns fãs para a carreira musical quando fizeram os papeis principais de Cúmplices de um resgate. A novela musical encantou Ana Sophia Oliveira, 7, e fez com que ela continuasse a acompanhar a carreira dos dois. ;Eu gostava da novela e comecei a ouvir as músicas com minha prima. Eu escuto todo dia Fugir agora e Pra ver se cola;, conta a menina.
[VIDEO3]
Queridinho internacional
Com apenas 18 anos, Shawn Mendes ultrapassou a fronteira canadense e conquistou público por todo o mundo. Responsável pelos hits There;s nothing holdin;me back, Stitches e Treat you better, ele apareceu no TOP 25 da Billboard Hot 100 com o single de estreia Life of the party.
Com pouco mais de três anos de carreira, Shawn gravou dois álbuns: Handwritten e Illuminate. Entre a legião de fãs do cantor, Dayla Suênia Santos é uma das que não esconde o amor pelo músico.
[VIDEO4]
;As letras das músicas dele são lindas. É incrível a forma como ele consegue falar com as pessoas, especialmente o cuidado que usa para falar das mulheres. Ele também consegue descrever histórias e situações que não viveu como se tivesse passado por aquilo e transmite os sentimentos muito bem nos clipes. Identifico que é ele cantando só pela voz, devido ao timbre marcante e único que ele tem;, afirma.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco