Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Desenhos animados mudam de fórmula para agradar ao público atual

As séries têm sofrido adaptações para acompanhar a demanda das novas gerações de telespectadores

Sempre conectado, o público infantil atual se identifica com desenhos animados mais curtos e interativos. É levando em consideração as características das novas gerações ; exigentes, tecnológicas e, por vezes, impacientes para assistir desenhos muito longos ;, que séries animadas têm se adaptado às necessidades dos novos telespectadores. Veja alguns exemplos:

Jovens titãs em ação: uma das séries preferidas do Pedro é uma adaptação de Jovens titãs, versão adolescente da Liga da justiça, lançada pela primeira vez em 2013. A série original apresenta um grupo de cinco adolescentes que tentam combater o crime. Já a nova versão mostra o lado dos personagens sem as capas: a rotina do grupo quando não estão salvando o mundo. De uma forma mais leve e cômica, o programa dura, em média, 18 minutos na programação diária do Cartoon Network.

As meninas superpoderosas: a história das irmãs Florzinha, Lindinha e Docinho se mantém a mesma. Sendo assim, as maiores mudanças no reboot lançado em 2016 se relacionam aos poderes das meninas e incluem detalhes que representam as crianças de hoje. Agora as heroínas têm uma espécie de aura projetada que reflete a personalidade de cada uma delas, e a estética visual da animação está mais leve, fluida e colorida. Além disso, para conversar com o novo público, a série incluiu a tecnologia nos episódios. O icônico telefone usado pelo prefeito de Townsville, por exemplo, que comunica emergências para as meninas superpoderosas, foi substituído por um smartphone. Os episódios, nesta temporada, têm em média 11 minutos de duração e podem ser assistidos em qualquer ordem.

Os Vingadores unidos (Avengers assemble): com duração aproximada de 22 minutos, a adaptação do original Os vingadores, da Marvel, recebe agora um novo componente do grupo de super-heróis: Falcão se une a Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Viúva Negra, Arqueiro e Thor. A série anterior era mais fiel aos quadrinhos, e o reboot foi inspirado no filme dos heróis devido ao sucesso do longa nos cinemas. Avengers assemble foi criada e direcionada exclusivamente para o público infantil e é reproduzida pelo canal Disney XD.

Samurai Jack: lançada no início deste ano, a versão 2017 de Samurai Jack veio para atingir um público mais maduro. Contrapondo os outros desenhos, a série agora é passada no canal Adult Swim, o qual opera conteúdos para o público acima de 16 anos, com conteúdos com linguagem forte, apelação sexual e violência gráfica. O revival tem 10 episódios de aproximadamente 22 minutos, que se passam 50 anos após os eventos da série original, e mostra o peso deste período na vida do personagem Jack de uma maneira mais sombria e adulta.

A força da tevê para as crianças

Quando se trata de opções de lazer, tablets e celulares têm ganhado cada vez mais espaço na rotina de crianças e adolescentes. Contudo, apesar de mudanças dramáticas e significativas nos últimos anos em relação ao uso da mídia, a televisão ainda reina nas horas de entretenimento dos pequenos.

De acordo com a organização Common sense media, o modo de as crianças verem tevê atualmente tem mudado de forma significativa. Sistemas de streaming e sites na internet, como Netflix e YouTube, têm se destacado como opções primordiais na hora de assistir desenhos. Segundo a pesquisa, dentre os 57 minutos por dia que as crianças passam em frente à televisão, 32% (18 minutos) são assistindo programas gravados e 10,5% (6 minutos) são gastos em programas baixados ou por streaming.

Pedro Vendrell tem 12 anos e é telespectador assíduo de desenhos animados. Pedro diz que costuma passar, em média, de duas a três horas em frente à tevê todos os dias, mas que prefere o canal de streaming à televisão. "No Netflix tenho mais opções de desenhos e eu posso assistir na hora que eu quiser se não conseguir ver na programação normal da tevê", conta. Porém, durante a semana, a televisão é costume. "Só posso usar o meu tablet nos fins de semana, então na rotina costumo assistir desenhos só na televisão", diz.

O tempo de duração de episódios animados também é um fator de adaptação para o público-alvo. Pedro relata que ainda gosta de desenhos um pouco mais longos, mas "ainda assim, meus desenhos favoritos são mais rápidos, duram uns 15 minutos", afirma.