Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Adora Roda recebe João Cavalcanti para show no Outro Calaf

Adora Roda recebe João Cavalcanti para show comemorativo a 10 anos de carreira do grupo brasiliense

Em tempo de comemoração dos 10 anos de carreira, o Adora Roda, referência do samba na cidade, faz show hoje, às 17h, no Outro Calaf. O convidado especial é João Cavalcanti, vocalista e percussionista do Casuarina, que, ao surgir no início da década passada, participou do movimento para a revitalização do bairro boêmio da Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

Desde o início da trajetória, o Adora Roda comanda roda de choro no Outro Calaf, sempre às terças-feiras. Por vezes tem se apresentado aos sábados e em outros dias da semana no bar e restaurante do Setor Bancário Sul, reunindo brasilienses, amantes do samba e pessoas de passagem pela capital. Em seus eventos já foi prestigiado também por mestres do gênero, como Monarco, Mauro Diniz, Nelson Sargento, Nelson Rufino, Serginho Meriti e Zé Catimba.

Há quatro anos, o grupo lançou o CD Mensageiros do samba, com 13 faixas, no qual gravou composições de autorais, de Amilcar Paré (Filho de Dona Maria), Sérgio Magalhães, Carlos Elias, Monarco e João da Baiana. Atualmente, o Adora Roda conta com Breno Alves (voz e pandeiro), Kadu Nascimento (voz e tantã), Vinicius Oliveira (banjo e voz), Guto Martins (percussão), todos da formação original, e mais Rodrigo Dantas (violão 7 cordas), Pedro Molusco (cavaco) e Jackson Delano (clarinete e sax).

;Para nós é uma satisfação imensa ter como convidado especial na roda ,com a qual comemoramos uma década de carreira e o Dia do Trabalho, o João Cavalcanti. Ele é um dos fundadores do Casuarina, grupo representativo da nova geração do samba carioca, que tem ligação afetiva com Brasília, onde possui um grande número de fãs;, destaca Breno Alves.

Projeto solo


Já há alguns anos, paralelamente à atuação no Casuarina, João Cavalcanti ; filho do cantor e compositor pernambucano Lenine ; tem desenvolvido projetos solo. O mais importante até agora é o CD Placebo, lançado em 2012. ;Individualmente, tenho realizado coisas que não são absorvidas pelo Casuarina, utilizando outros estilos musicais, como o tango abrasileirado, o frevo e outros ritmos nordestinos, em meu processo de criação;, explica o cantor, compositor e instrumentista.

Tomar parte em trabalhos de outros companheiros de ofício dá, igualmente, prazer a João. Desde sempre, ele tem participado de rodas de samba e outras formas de fazer música. No fim de semana, esteve em Natal e Recife, como convidado de projetos locais; e hoje estará ao lado do Adora Roda no Outro Calaf.

;A distância acompanho o trabalho do grupo brasiliense, que tem se apresentado também no Rio.Vai ser uma alegria ver minhas músicas, como Certidão, Ponto de vista e Queira ou não queira, tocadas com outra roupagem;, ressalta. ;Uma das coisas mais legais de estar inserido em uma outra roda de samba é poder exercitar a informalidade, cantar o que não estou habituado a interpretar com o grupo do qual faço parte.;

No momento João está envolvido com outros dois projetos. Um é um disco que traz o registro intimista do trabalho com o pianista e acordeonista Marcelo Caldi, intitulado Garimpo. ;Com o músico e produtor paulista Tó Berandileone (integrante do grupo 5 a Seco), estou produzindo meu segundo CD em carreira solo, chamado Sangrando, que tem a participação do cantor uruguaio Jorge Drexler;, antecipa.



Adora Roda e João Cavalcanti
Show com o grupo brasiliense e o vocalista e percussionista do Casuarina hoje, às 17h, no Outro Calaf (térreo do Edifício João Saad, Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 20 até as 19h, e R$ 30 depois desse horário. Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 99142-0018.