Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival de audiovisual abre inscrições para público infanto-juvenil

Para participar a criança ou jovem deverá ter de 8 a 17 anos e dirigir um curta de até 10 minutos

Crianças aspirantes à cineasta podem impulsionar sua criatividade e colocar a mão na massa para participar da sétima edição do Festival internacional pequeno cineasta. As inscrições abrem no dia 13 de abril e vão até 2 de julho no site www.pequenocineasta.com.br. Podem participar crianças e jovens de 8 a 17 anos com projetos de curta-metragem de 1 a 10 minutos.

O evento abarca curtas de todos os gêneros e possui temática livre. O elenco não precisa ser composto apenas por jovens, mas deve refletir sua visão de mundo. Para auxiliar na produção, os competidores poderão recorrer a ajuda de técnicos, professores e instrutores.

Os candidatos podem se inscrever em uma das quatro categorias: Competitiva Nacional ; categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos); Competitiva Internacional ; categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); e categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos).

No momento da inscrição, o candidato deverá enviar por e-mail o link do curta-metragem com fotos de divulgação e do making of.

O júri que avaliará as produções será composto por dez crianças e jovens que tenham experiência audiovisual. O público também participa da votação nas competitivas nacional e internacional. Os vencedores levam para casa o Troféu Pequeno Cineasta e claquetes profissionais Kodak.

O festival propõe um grande debate sobre o universo infantil, discutindo conceitos educacionais e valores dentro da diversidade cultural. ;Conseguimos perceber um olhar sagaz e criativo nos participantes e queremos dar a eles ferramentas para expressarem suas visões de mundo, alegrias e angústias;, conta a idealizadora, Daniela Gracindo.

O Festival internacional pequeno cineasta já exibiu mais de 900 filmes provindos de 28 países, de modo a alcançar um público extenso e internacional. Além da competição, o festival conta também com oficinas, debates e mesas redondas com profissionais, possibilitando aos jovens adquirir novos conhecimentos.