A criação gráfica do personagem é do desenhista mineiro Will Conrad - uma das atrações confirmadas no Artists; Alley da CCXP Tour Nordeste, que este ano será realizada em Pernambuco. O brasileiro trabalha em parceria com os roteiristas Cary Bates e Greg Weisman, autores da primeira HQ solo do Capitão Átomo, publicada em 1987.
Na série The fall and rise of Captain Atom, é explicado onde esteve o personagem, que havia sido dado como desaparecido, nos últimos tempos. É justamente durante esse processo de retorno público do protagonista que Todd, visualmente inspirado em Datena, entra em cena.
Esta não é a primeira vez que uma personalidade pública brasileira inspira traços de personagens nos quadrinhos. Recentemente a atriz Juliana Paes deu contornos à Amara Perera, uma cientista em busca da cura para o Alzheimer que se envolve em relacionamento amoroso com Tony Stark, o Homem de Ferro, através das mãos do desenhista Mike Deodato - principal nome da Marvel no Brasil, também confirmado na Comic Con.