Buscando fomentar o mercado de animação nacional e internacional, o festival internacional de animação Lanterna mágica estreia em sua primeira edição em Goiânia e já está com as inscrições abertas até 24 de abril.
Para participar, as animações inscritas na categoria de curta-metragem devem ter no máximo 20 minutos, enquanto as sob a categoria de longa-metragem devem ter uma duração acima dos 50 minutos. Além disso, o festival aceita filmes híbridos, que tenham, pelo menos, 25% do conteúdo feito com técnicas de animação. O regulamento pode ser acessado na íntegra por aqui.
As premiações, divididas entre curtas e longas, contemplam as categorias de melhor filme, direção, roteiro, direção de arte, som, técnica de animação e trilha sonora.
Além das exibições competitivas, que acontecem de 13 a 18 de junho, o festival fará uma mostra focada na história da animação goiana, seguida de um debate sobre o mercado de animação no Goiás.
O Lanterna mágica conta também com mostras infanto-juvenis, voltadas especialmente para alunos de escolas públicas, que também participarão de debates, juntamente de seus professores. Mais informações estão disponíveis no site do festival.