Nathan Sawaya gosta de dizer que sua inspiração está nas ruas e nas pessoas. É de tanto olhar para o mundo que ele leva para o ateliê as ideias das 82 esculturas da exposição The art of the brick, que tem abertura marcada para 29 de março no Shopping Iguatemi. Montada no estacionamento subterrâneo, a mostra está dividida em em seis salas nas quais é possível compreender todo o processo criativo do artista. Sawaya utilizou mais de um milhão de peças para construir as obras e algumas delas já fizeram tanto sucesso que entraram para a história da cultura pop. É do artista americano, por exemplo, o torso amarelo de Legos que a cantora Lady Gaga utiliza no videoclipe G.U.Y. Sawaya fez seis exemplares do Yellow man, hoje distribuídas em exposição pelo mundo.
Na exposição em Brasília, uma sala é dedicada ao ateliê do artista, com peças que mostram as possibilidades do brinquedo e a maneira como Sawaya trabalha. Ele não utiliza computadores nem tecnologia digital para criar a peça, apenas desenhos muito simples feitos em folhas de papel ou em blocos de anotações que costuma carregar. Uma das salas é dedicada à expressão de corpos e rostos e outra à condição humana, com esculturas nas quais o americano reproduz cenas e situações do cotidiano, mas a parte mais interessante de The art of the brick está na reprodução de ícones da história da arte. Estão lá o David, de Michelangelo, a Venus de Milo, a Vitória e o Pensador, de Rodin, assim como reproduções da Monalisa (Leonardo da Vinci), de Céu estrelado (Vincent Van Gogh) e de um autorretrato de Rembrandt. Para O beijo, de Gustav Klimt, Sawaya escolheu o formato 3D para poder reproduzir uma perspectiva impossível na superfície em 2D da pintura. Fotografias famosas, como o retrato de Andy Warhol e de Pelé também ganharam a versão em Lego. Na última sala, um presente para as crianças: um Tiranossauro rex de seis metros de comprimento. Foram necessárias mais de 80 mil peças para compor a peça.
The art of the brick Exposição de esculturas feitas com Lego por Nathan Sawaya. Visitação de 29 de março a 21 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 11h às 23h. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia).