Um olhar pensativo para fora da janela, um sorriso e um celular na mão, ou simplesmente uma paisagem que passa rápido pelo cotidiano do passageiro. É assim que o transporte público é retratado no livro De ônibus, que será lançado hoje, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul.
De autoria do jornalista e fotógrafo piauiense Mauro Sampaio, a obra coloca o leitor no ponto de vista de quem se encontra dentro de um ônibus. Ao mesmo tempo, o olhar mostra uma paisagem peculiar, interna, repleta de pessoas diferentes indo a lugares distintos.
O livro fotográfico teve seu início em 2014, ano em que Mauro decidiu trocar seu carro pelo transporte público. ;Depois de duas semanas andando de ônibus pela cidade, observando as pessoas, o ambiente, eu percebi um ambiente altamente fotográfico;, explica. ;Há uma atmosfera, uma rotina a se fotografar. A toda hora eu via pessoas diferentes com expressões diferentes. Algumas tristes, outras animadas, pensativas ou até mesmo apaixonadas.;
O autor conta que, no começo do projeto, tinha um pouco de receio sobre como o público reagiria ao ser fotografado. ;Algumas pessoas não deixavam que eu tirasse fotos de seus rostos;, diz. ;Só que, no final das contas, fiquei surpreso. Muitas foram bem simpáticas e não só me deixaram fotografá-las como, com o passar do tempo, começaram a me reconhecer nos ônibus.;
Comportamentos
E, neste tocante, a obra conta diversas histórias de Brasília esbarrando em personagens como o poeta Nicolas Behr e o escritor Milton Hatoum, além de colher falas e comportamentos de populares que, assim como ele, eram passageiros. ;Para mim, a ideia de realizar esse projeto veio naturalmente;, discorre. ;Lá dentro, mesmo com a câmera em mãos, eu sou um passageiro como qualquer outro. É esse ponto de vista que eu quero trabalhar.;
Em tom de crítica, Mauro questiona a necessidade de cada pessoa ter um carro, lotando as vias e gerando mais trânsito. E, mesmo entre problemas como falta de ônibus, panes mecânicas, aumentos de passagens e horários inconstantes, não desiste do baú: ;não pretendo comprar um carro novo;, declara.
Mauro lançou outros livros fotográficos: Nem anjos, nem demônios ; o Congresso Nacional, Guia turisticamente incompleto da Europa ; uma lua de mel e O país da felicidade (outro guia turisticamente incompleto da Europa) e conta que seu despertar para a fotografia aconteceu ao se mudar para Brasília em 2005.
Livro de fotografias de Mauro Sampaio. Edirora Quarteto, 83 páginas. Lançamento hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul (Scls 104, bl. D, lj. 01, Asa Sul).
*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira