O que parecia ser uma conversa simples entre namorados causou um alvoroço na internet essa semana. Isso, porque o casal formado pelos personagens Joana (Alice Dias) e Giovane (Ricardo Viana) teve a seguinte conversa:
Giovane: Promete que você vai ficar bem gorda para os caras pararem de chegar em você?Joana: Gorda? Para você me largar? Nada disso.
E os internautas não perderam tempo para expressar opiniões sobre o diálogo, acusando a novela de ser gordofóbica e machista. No Twitter, a usuária @profritalina questionou se o peso da mulher era o que depertaria interesse dos outros. "Parabéns, Malhação! Pleno 2017 e uma cena gordofóbica nesse nível. Realmente, neh? Mulher gorda não pode ser atraente...", escreveu.
Outra usuária da rede, @jusnght, também se manifestou: "Comi pizza e bebi 4 cervejas porque, segundo a Malhação, eu tenho que ficar gorda pra ninguem chegar em mim e meu namorado não ter ciúmes".
Algumas pessoas também lembraram da influência do programa sobre os jovens. "#Malhação trabalhando autoestima do público adolescente", publicou @maribueno1 junto ao diálogo ocorrido.
Entenda a polêmica
Na novela, Giovana é jogador de vôlei de praia e se apaixona por Joana, por quem seu irmão também é apaixonado e ele não esconde que tem muito ciúme da namorada. No capítulo em questão, ele estava incomodado com a atenção que Joana atraía após um ensaio fotográfico de biquíni. Mas ela explicou que ele precisa aceitar isso e não tornar a situação um problema no relacionamento.
Após retratar mais uma cena do ciúme de Giovane, o texto de Malhação entrou no assunto de comida e foi assim que eles chegaram ao discurso preconceituoso:
Joana: Vamos comer um churros?Giovane: Meu deus, você é magra de ruim, né.Joana: Você vai ou não vai? Porque eu vou.Giovane: Promete que você vai ficar bem gorda para os caras pararem de chegar em você?Joana: Gorda? Para você me largar? Nada dissoGiovane: Ô, meu amor, eu gosto de você de qualquer jeito.