Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

De coadjuvante, só o nome da categoria. Confira as indicadas ao Oscar!

Em 2017, a disputa por essa estatueta inclui nomes consagrados, como o de Viola Davis, Michelle Williams e Nicole Kidman

Com a maioria negra, as indicadas para o Oscar de melhor atriz coadjuvante trazem papéis que combatem estereótipos em filmes que levantam questões de racismo, adoção, uso de drogas, maternidade e violência doméstica. Foram indicadas cinco atrizes, das quais três são negras: Viola Davis (Um limite entre nós), Naomie Harris (Moonlight: Sob a luz do luar), Octavia Spencer (Estrelas além do tempo), Michelle Williams (Manchester à beira-mar) e Nicole Kidman (Lion: Uma jornada de volta para casa).

Considerada a favorita para o prêmio e vencedora na mesma categoria no Globo de Ouro 2017, a atriz Viola Davis representa uma personagem forte em Um limite entre nós, o que é uma característica da atriz famosa por atuar também na série How to get away with murder, que lhe rendeu o prêmio Emmy de melhor atriz. No filme, ela interpreta Rose Maxson, mãe de uma família pobre de Pittsburgh, Estados Unidos, nos anos 1950, época de grande conflito étnico (não muito diferente de hoje em dia). Ao ser indicada à categoria, Viola se tornou a primeira atriz negra a ter três nomeações ao Oscar.

Octavia Spencer, também negra, vencedora da categoria em 2012 pela atuação como Minny Jackson em Histórias cruzadas, em que contracenou com Viola Davis, está indicada novamente. Mas, dessa vez, pelo papel de Dorothy Vaughan, uma das matemáticas americanas responsáveis por calcular o lançamento e a aterrissagem do astronauta John Glenn nos anos 1960 em Estrelas além do tempo.

[VIDEO1]

No longa, a personagem lida com o escrutínio por gênero e etnia ainda presente na época na qual a trama, baseada em fatos reais, se passa. A estrela também foi indicada ao Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante e vencedora do prêmio de melhor elenco do SAG Awards (prêmio do sindicato dos atores) ao lado de Taraji P. Henson e Janelle Monae, adicionando peso à sua indicação.

Nicole Kidman, vencedora do mesmo prêmio e do Globo de Ouro de melhor atriz em 2003 pela performance em As horas, retorna à nomeação pelo papel em Lion. No filme, Nicole representa Sue Brierly, a carinhosa mãe adotiva de Saroo, que busca reencontrar a família biológica e voltar ao país de origem. A atriz também foi nomeada ao Oscar de melhor atriz em 2011 pela participação em Reencontrando a felicidade.

Outras indicadas

Na pele de uma mãe completamente diferente, abusiva e viciada em crack em Moonlight, Naomie Harris recebe a primeira indicação aos Oscars após ser premiada como melhor atriz coadjuvante pela Academia Australiana de Cinema e indicada na mesma categoria no Globo de Ouro e para o prêmio Bafta (Academia Britânica de Cinema e Televisão).

A atriz Michelle Williams, famosa por atuar como Marilyn Monroe em Sete dias com Marilyn, também foi indicada ao prêmio pela impressionante participação em Manchester à beira-mar como Randi Chandler, personagem que também passa por uma situação familiar turbulenta lidando com um deturpado divórcio.

Esta é a quarta indicação da atriz ao Oscar, as anteriores foram pelas performances em O segredo de brokeback mountain (2006), Namorados para sempre (2011) e Sete dias com Marilyn (2012).

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira