Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco
Aquarius continua ganhando reconhecimento internacional. Na noite desta segunda-feira (30), o longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema, que deu a Elle o troféu de Melhor Filme Francês. A produção tem Sônia Braga no papel principal e foi filmada em Recife, principalmente na orla da praia de Boa Viagem.
[SAIBAMAIS]O prêmio é reflexo da boa aceitação da crítica sobre o filme, que ganhou destaque no circuito internacional em 2016. Sua estreia foi no Festival de Cannes, na França, onde concorreu à Palma de Ouro, e esteve em festivais e mostras em países como Polônia, Alemanha, Cuba, Austrália, Estados Unidos e Holanda. Foi eleito pela revista francesa Cahiers du cinéma o quarto melhor filme do ano e pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema o melhor filme brasileiro do ano.
Apesar do sucesso, Aquarius acabou ficando de fora da disputa pelo Oscar. O Ministério de Cultura e a Secretaria do Audiovisual optaram por inscrever o filme Pequeno segredo, tomando uma decisão polêmica que levantou debates entre produtores. Dentro da premiação do Sindicato Francês da Crítica de Cinema, também foram destaques Diamant noir, de Arthur Harari, e Dogs, de Bogdan Mirica, nas categorias Melhores Obras-Primas Nacional e Estrangeira, respectivamente.