Plataformas que permitem a publicação de vídeos e áudios são o primeiro passo para novas vozes que procuram espaço para se lançar na música. Delas, vieram nomes que hoje fazem enorme sucesso em todo mundo, como Justin Bieber, The Weeknd e Shawn Mendes. No Brasil, Anitta, Mallu Magalhães e Clarice Falcão se destacaram primeiro na internet para depois chegarem ao conhecimento do grande público. Com novos canais e mudanças na forma de consumo, mais talentos de diferentes lugares surgem a cada dia.
Eles começam aos poucos. Publicam vídeos caseiros com voz e violão de covers, ganham admiradores e resolvem divulgar também composições originais. É aí que viralizam, chegando a alcançar milhares ; e até milhões ; de seguidores em seus canais de divulgação. Mas não é só do YouTube que eles estão surgindo. Estão vindo de todos os lados: Facebook, Instagram, Soundcloud etc. Nomes como Gabi Luthai, Mariana Nolasco e Jão publicam regularmente na internet para os fãs.
[VIDEO1]
Após conquistarem o próprio público, muitos desses cantores conseguem aumentar consideravelmente o alcance quando migram para os serviços de streaming, como o Spotify e o Deezer, que sugerem aos usuários playlists de artistas promissores. Porém, para chegar a isso, é necessário uma visão profissional além do material gravado em casa. É com essa proposta que o projeto Garimpo selecionou 11 músicos independentes para compor a tracklist de uma coletânea, lançada nas plataformas digitais, em 13 de dezembro.
Marcos Xi e Josué Veloso são os responsáveis pelo selo e pela curadoria do Garimpo. O projeto é uma extensão da página Brasileiríssimos, com mais de 8,5 milhões de curtidas no Facebook, que busca a valorização da cultura brasileira. Ao Correio, Marcos falou sobre a importância da organização e distribuição do material desses artistas independentes.
;Mesmo com as dificuldades e o amadorismo, esse mercado é muito grande e vivo porque ele acaba gerando fãs fiéis. A gente percebeu esse tipo de movimentação e tentou organizar esses talentos;, explica. ;É importante que eles tenham uma visão e um trabalho mais profissional para tentar emplacar e fazer com que eles consigam sair do que é só o YouTube para tentar alcançar novos caminhos;, completa o produtor.
A coletânea traz faixas inéditas e gravações que fizeram sucesso no Youtube e em outras redes sociais. A ideia de levar algumas canções prontas teve o intuito de preservar a essência dos artistas, mesmo com as dificuldades, ;para mostrar o que eles realmente são, da forma mais pura possível;, segundo Xi. É o caso da brasiliense Mila Cavalhero, que teve o áudio de sua música Jura de dedinho retirado de um vídeo feito para a sua página.
Essa divulgação não é o único feito que eles prometem. O objetivo é selecionar alguns desses artistas para produzir e assessorar a carreira deles. A seleção contou com critérios como capacidade de crescimento, acessibilidade da música, público-alvo e nenhum trabalho lançado em disco ou EP.
Primeira aposta
A primeira voz escolhida é a da cantora Ana Muller, dona da música que abre a coletânea, Me cura. De Vitória (ES), ela viu seu sucesso começar em uma página no Facebook em que divulgava suas composições. ;Fiz uma página para os meus amigos continuarem vendo após o fim da banda que eu tinha. Os vídeos acabaram se espalhando;, conta. ;Aí, funcionou e os seguidores só foram aumentando. A carreira solo começou muito despretensiosa mesmo;, explica a cantora que, atualmente, tem mais de 100 mil curtidas no Facebook.
[VIDEO2]
Do Facebook, ela foi para o YouTube com o vídeo de Deixa, gravado no estúdio de um amigo. Ele publicou em sua conta e foi assim que o Brasileiríssimos descobriu. O vídeo já alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações.
Com o Garimpo, Ana Muller foi para as outras plataformas, alcançando maior êxito no Spotify. Me cura já conta com mais de 89 mil reproduções por lá ; mais que no YouTube, com 65 mil. O single também é o primeiro do seu EP, com lançamento marcado para 31 de janeiro. O material terá cinco faixas, divididas entre inéditas e músicas já conhecidas pelos fãs.
*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira