Clarice Falcão deu o que falar nas redes sociais com a divulgação do novo clipe Eu escolhi você. O vídeo polêmico traz imagens explícitas de genitálias e outras partes do corpo. O conteúdo foi bloqueado no YouTube com menos de 13 horas após a página oficial do Facebook da cantora disponibilizar o link.
Segundo a plataforma, o ;vídeo foi removido por violar as políticas sobre nudez ou conteúdo sexual;. Entretanto, Clarice disse no Twitter que o conteúdo não desrespeita as diretrizes do site por ter marcação com restrição de idade e nudez não sexualizada ser permitida na plataforma.
Ciente da repercussão que o videoclipe provocaria, antes do lançamento a cantora comunicou: ;Meu próximo clipe tem conteúdo considerado impróprio pela família brasileira. Sério mesmo, onde eu posto? Como? E vou presa?;, e ainda brincou: ;Se não for para causar, melhor nem lançar; no Twitter.
Apesar de Clarice ter produzido o clipe com a proposta de ;celebração do corpo humano;, o conteúdo foi problematizado na internet. Enquanto alguns internautas enviaram mensagens positivas como ;Naturalizou o que já é natural;; ;Salvou 2016 aos 45 do segundo tempo!”, ;Gostei da naturalização da nudez que o vídeo promove. Clarice, rainha!”. Observações negativas como ;Quase todos brancos, magros, jovens e com o corpo impecável. Nenhum deficiente físico, gorda, gordo, com mais idade, negros etc; também apareceram na página oficial do Facebook da cantora. A música faz parte do álbum lançado em fevereiro Problema meu.
Problema comum
A diva Valesca Popozuda também sofreu bloqueio pelo YouTube. Segundo a plataforma, a faixa Viado apresentava nudez e foi censurado para menores de 18 anos. Outros artistas, como Madonna e Marilyn Manson também já sofreram restrições por conta de videoclipes com conteúdo inapropriado.
Mês passado, a cantora produziu um remake da canção Surviver, do grupo Destiny;s Child. No videoclipe, Clarice e outras mulheres aparecem passando batom vermelho. As imagens emocionantes trazem palavras como ;padrão; e ;sapatão; com o objetivo de desconstruir tabus da sociedade e empoderar as mulheres e o movimento feminista.
Ela de novo
Não é a primeira vez que a cantora se envolve com polêmicas na internet. Em setembro deste ano, Gregório Duvivier, ex namorado de Clarice, comoveu os internautas com a publicação de uma crônica sobre a artista. O texto, intitulado Desculpa o transtorno, preciso falar sobre Clarice, revelou detalhes da relação do ex casal. Duvivier exaltou seu amor por Clarice através de vários elogios e lembranças íntimas. Com a declaração, a internet ficou dividida entre internautas que defenderam que o texto era antiético e outros que alegavam que tudo fazia parte de uma estratégia de marketing para o filme Desculpe o transtorno.