As paisagens frias e acinzentadas de O regresso e o colorido psicodélico de Doutor Estranho deram o tom do cinema em 2016, segundo os internautas que participaram de enquete no site do Correio. Os dois longas dominaram a votação, com 15% e 14%, respectivamente. O top five dos leitores se completa com Animais estranhos e onde habitam (13%), Capitão América: Guerra civil (11%) e Spotlight ; Segredos revelados (7%).
Dirigido pelo mexicano Alejandro Gonzales Iñárritu, O regresso quebrou um tabu: deu o Oscar ao multi-indicado Leonardo DiCaprio. O longa ainda levou outras duas estatuetas (para o diretor Iñárritu e para a deslumbrante fotografia de Emmanuel Lubezki), além de mais nove indicações, entre as quais filme e ator coadjuvante (Tom Hardy). Foram, segundo o site Imdb, mais de 70 prêmios, incluindo Globo de Ouro de melhor drama, ator e diretor e Bafta de filme, ator, fotografia e som.
[VIDEO1]No longa, ambientado no oeste americano de 1822, Leonardo DiCaprio vive Hugh Glass, explorador que comanda uma equipe em meio a um rigoroso inverno em busca do enriquecimento via caça. Na cena mais famosa de O regresso, Hugh é atacado por uma ursa ; uma sequência que mescla beleza plástica e suspense.
Ferido no incidente, Gloss acaba sendo abandonado pelo parceiro e até então amigo, John Fitzgerald (Tom Hardy). A partir daí, o fator que move Glass deixa de ser financeiro e passa a ser a vingança contra o ex-companheiro de jornada.
Mas O regresso não é apenas Leonardo DiCaprio, embora o ator realmente chame a atenção nas cenas de que participa e fique difícil elencar boas cenas sem o astro. Ele divide os louros do longa, é claro, com Iñárritu, mas também com Tom Hardy e, especialmente, com a fotografia assinada por Emmanuel Lubezki. Emoldurando as sequências de perseguição e ação e as contemplativas, há tomadas em que a natureza é a verdadeira estrela. E não pense em monotonia devido ao excesso de neve. A frieza está só no tempo, pois o clima é sempre muito quente.
Magia nos cinemas
[VIDEO2]
Com respectivamente 14% e 13% dos votos na enquete feita pelo Correio, Doutor Estranho e Animais fantásticos e onde habitam mostram que a magia funcionou nas telas do cinema em 2016. Com pegadas diferentes, os dois filmes foram sucesso também em bilheteria, ficando por muito tempo nos primeiros lugares.
O longa marcou também uma mudança no universo Marvel, já que pela primeira vez o mundo mágico apareceu no universo dos super-heróis da produtora. Os efeitos visuais do longa foram um show à parte, valendo até uma indicação para o Oscar. Em Doutor Estranho, o mundo fica literalmente de cabeça para baixo e é bem difícil não se impressionar.
Harry Potter
[VIDEO3]
Já o terceiro lugar, Animais fantásticos e onde habitam, trouxe de volta um outro mundo mágico, cultuado por milhões de fãs: o de Harry Potter. O longa se passa 70 anos antes do nascimento do bruxinho, mas consegue matar saudade do que acontece no universo de varinhas, feitiços e confusões.
[SAIBAMAIS]Infelizmente, Rogue one: Uma história Star wars não entrou na lista de votação, mas é um filme que surpreendeu a crítica e mantêm uma bilheteria vigorosa desde o lançamento, na última semana. Vale conferir.