As curvas, formas e singularidades da arquitetura de Brasília sempre serviram de inspiração para vários artistas. De escritores a pintores. De músicos a artesãos. E também, dos apaixonados pela fotografia. E foi justamente essas peculiaridades arquitetônicas da capital federal que atraíram o olhar do fotógrafo sírio Haissam Massouh, que faz a exposição Um olhar sírio sobre Brasília.
Apaixonado pela arquitetura da cidade aprendeu a falar português (;um pouco;) e a fotografar entre as quadras da cidade. Especializado em paisagens urbanas e natureza, o fotógrafo achou na capital e seus arredores o ambiente ideal para sua arte.
Porém, nem sempre foi assim. Haissam chegou em Brasília em 1999, com 18 anos e começou a trabalhar em uma padaria. Na época, a fotografia era um hobby para ele. ;Eu sempre gostei de fotografia, mas nunca pensei em ser profissional;, comenta o artista que hoje tem 35 anos.
Atualmente Haissam trabalha apenas com fotografia e tenta transmitir por meio das fotos o seu próprio modo de captar o mundo. ;Eu tento enxergar Brasília com um olhar um pouco diferente, sempre tento um ângulo, uma expectativa diferente e edito minhas fotografias. As pessoas que me conhecem falam que esses detalhes vêm da cultura síria, que está no meu sangue;, afirma.
Espaços
[SAIBAMAIS]Mensalmente, um convidado expõe obras que permanecem por 20 dias para a visitação e comercialização da mostra. Segundo Ivaldo, o objetivo é contribuir para a valorização e disseminação do artista e incentivar a formação de estudantes de artes plásticas. Haissam é o convidado deste mês e suas fotos ficarão expostas até 10 de janeiro.
Um olhar sírio sobre Brasília
Exposição na Galeria Olho de Águia. CNF 1 Ed. Praiamar Bl. D Lj. 12 - Taguatinga Norte. Mostra aberta até 10 de janeiro de 2017. De segunda a sábado das 16h até as 24h. Entrada franca. Classificação Livre.
*Estagiário sob supervisão do editor José Carlos Vieira