<--[if gte mso 9]>
O Prêmio Nobel de Literatura foi dado este ano ao cantor Robert Allen Zimmerman, o Bob Dylan. O anúncio foi feito em Estocolmo, nesta manhã de quinta-feira (13/10). A Academia Sueca destacou que o compositor, pintor, ator e escritor criou novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana. Além do prêmio, o vencedor também leva 8 milhões de coroas suecas (US$ 904 mil).
No ano passado, a autora e jornalista da Bielorrússia Svetlana Alexievich, crítica de longa data do regime da União Soviética e, mais recentemente, do governo russo, foi a ganhadora do prêmio. Mais cedo, nesta quinta-feira, Dario Fo, dramaturgo italiano, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1997, morreu em Milão aos 90 anos.
[SAIBAMAIS]Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.
Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Com informações da Agência Brasil e Agência Estado