Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Erick Jay é o primeiro brasileiro a vencer o DMC world

O campeonato está na 31ª edição e é o mais importante e prestigiado de DJs no mundo


Erick Garcia, conhecido como Erick Jay, conquistou um feito até então inalcançado por qualquer outro brasileiro. O DJ paulista levou o disco de ouro na categoria World Supremacy Champions no DMC, modalidade onde os DJ;s fazem uma batalha 1;1, que é diferente da modalidade solo, onde o que vale é o set de 6 minutos, apresentado individualmente pelo DJ. Erick Jay também comanda as pickups do programa Manos e Minas na TV Cultura, já levou algumas vezes o DMC Brasil e representou nosso país no DMC World ao lado do brasileiro DJ Basim, que competiu nas finais da categoria solo. A cerimônia ocorreu em Londres, no dia 24 de setembro, onde Erick Jay superou todos os seus oponentes. O festival reuniu, em sua 31; edição, os maiores nomes do cenário mundial da arte da discotecagem.

O DJ começou sua trajetória como B-Boy e logo migrou para os toca-discos, começando a tocar em bailes caseiros com equipamentos emprestados de seu pai. ;Eu comecei a tocar ainda nos anos 1990, fui influenciado pelo meu pai, que tinha equipes de baile antigamente, lá pela década de 1970. Eu observava, então comecei a pegar os discos e aparelhos dele emprestados e eu mesmo fazia as minhas festas;, conta Erick.

O paulista conta que sensação ao escutar seu nome anunciado como campeão no DMC foi inexplicável, principalmente por ele ter quase desistido da competição. ;Eu comecei a participar ainda em 2009, então foram 7 anos de lá para cá, o que deixou a vitória ainda mais importante. Trabalhei duro para chegar ao primeiro lugar;, conta o DJ que foi vice-campeão em 2015, perdendo a primeira colocação para um americano.

O paulista toca em festas por todo o Brasil e no exterior e leva a sério a profissão que escolheu, sempre rodeado por músicas e pick-ups. A principal vertente tocada pelo DJ é o hip-hop, no entanto, Jay conta que não deixa de ser eclético, transitando também por outros estilos, como o funk-soul dos anos 60. ;Gosto também de flash house e tudo aquilo que seja música boa;, afirma.

Erick acredita que sua profissão não seja tão valorizada no país quanto é no exterior, onde há grandes produções de espetáculos que colocam os Djs como atração principal. ;Lá, eles valorizam muito a cultura hip-hop. Acho que um bom verdadeiro show de rap e hip-hop tem que ter DJ, é um dos elementos mais fortes dessa cultura;, declara.

A preparação para acertar os ritmos e viradas sempre e não correr o risco de errar durante as apresentações é grande.;Eu treino 4 ou 5 horas diariamente, minha preparação para esses campeonatos é constante. É como na ginástica olímpica, você precisa treinar o máximo possível, senão corre o risco de errar. O certo é praticar bastante;, afirma o campeão. Erick conta que no início da carreira o trabalho era mais difícil e os equipamentos precários, no entanto, o público parecia valorizar mais o trabalho de quem estava no comando do som. ;Hoje em dia é mais fácil ter acesso aos equipamentos. Com a tecnologia, qualquer um acaba se achando DJ e muita vezes o público deixa de valorizar o trabalho real que nós fazemos. A parte positiva destes avanços é que o acesso a bons equipamentos fica mais fácil para quem realmente quer estudar, treinar e ser DJ;, afirma.

O paulista pretende seguir sua trajetória na música treinar muito para se aprimorar cada vez mais nas pick-ups. Entre seus próximos projetos estão lançar diferentes mixtapes com artistas variados e diversos nomes que representam o hip-hop nacional, além de ministrar oficinas para quem quer aprender o trabalho musical.

Prêmios do DJ
; 2010 ; 7; Lugar no DMC WORLD em LONDON. (7; melhor Dj do mundo em 2010.)
; 2010 ; Campeao DMC Brasil Solo e Supremacia
; 2010 ; 4; no Mundial (DMC WORLD TEAM) melhor banca de Djs na atualidade da America Latina. (Pelo 2; ano consecutivo)
; 2009 ; 4; no Mundial (DMC WORLD TEAM) melhor banca de Djs na atualidade da America Latina.
; 2009 ; Campeão DMC BRASIL SOLO.
; 2009 ; Campeão DMC TEAM BRASIL.
; 2008 / 2007 / 2006 ; Tri-Campeão do Hip Hop DJ
; 2008 ; Vice-Campeão do DMC WORLD DJ CHAMPIONSHIP BRASIL.
; 2008 ; Campeão Batalha Liga dos Djs.
; 2006 ; Campeão da eliminatória Zona Leste no Hip Hop DJ.
; 2006 ; Campeão da Liga dos DJS Batalha melhor schatch.
; 2005: Vice-Campeão do Hip Hop DJ.
; 2006: Campeão da Liga dos DJs na batalha de melhor scratch.