Nos últimos dias, o festival Móveis convida, por meio do Movimentando a cena, que levou shows para estabelecimentos fora do Plano Piloto, jogou luz sobre a descentralização dos locais culturais da cidade. O projeto passou pelo Núcleo Bandeirante, Gama, Vicente Pires e chega hoje a São Sebastião, com programação a partir das 15h, na Casa Frida, com apresentação de BGirls.
Essa extensão cultural proposta pelo evento também é a intenção de muitos produtores locais e donos de casas de shows localizadas nas regiões administrativas, como a recém-inaugurada República do Rock, em Vicente Pires. Criada pelos amigos Leonardo Lucas, Vinicius Artoni, Walner Mamede e Elza de Paula, a casa teve sua estreia em 27 de agosto e, na semana passada, abriu a programação do Móveis Convida. ;A ideia sempre foi trazer para o DF uma casa que pudesse dar espaço a novos cantores e bandas e agregar todos os roqueiros da região em só lugar;, afirma Bárbara Mattar, gerente da casa.
Os principais focos da casa são o rock e a reunião de motociclistas, mas também o objetivo é estender o espaço para outros gêneros, como o blues e o jazz, inclusive, Bárbara adiantou que em 5 e 6 de novembro, a República do Rock será sede de um festival de blues. Além disso, aos domingos, a casa tem o projeto Brainstorm dedicado a discutir temas ligados à produção cultural do DF. ;Nosso principal objetivo era trazer para fora do Plano Piloto um local que fosse acessível, mas que também desse espaço para diversos ritmos;, explica.
O Skina Hall, que esteve na programação do Móveis Convida, é outro estabelecimento que está se firmando no Núcleo Bandeirante como reduto do rock. O espaço existia há alguns anos, mas neste ano passou por uma revitalização e mudou de estilo. ;Tinha forró, sertanejo, mas resolvemos focar no rock e suas variações. Já trouxemos as bandas Velhas Virgens e Torture Squad, tentamos sempre trazer novidades, mas também valorizar o rock local promovendo festivais;, conta Patricia Barreto, produtora cultural da casa. Hoje, por exemplo, a casa recebe a terceira seletiva do Porão do Rock com a presença de bandas competindo uma vaga no festival.
Shows de qualidade
Há dois anos, os sócios Rogério Avelino e Ricardo Luz criaram o Fim da Linha Bar & Wash, que fica na área de oficinas em Águas Claras. O local foi lançado pela dupla insatisfação com a falta de lugares na cidade. ;Estávamos cansados de ir a lugares sem alma. Muitas casas têm esse vazio de paixão. A primeira coisa que a gente leva em consideração na questão musical é buscar algo que a gente goste. Buscamos muitas bandas que tenham pouca expressão comercial, mas com muita qualidade sonora. Procuramos trazer uma galera que seja diferente e faça a diferença;, argumenta o empresário Rogério Avelino.
Com cinco anos de existência, o Tapera Circuito movimenta a cena cultural de Ceilândia, principalmente, com foco no rock ; apenas um dia da semana é dedicado a outros estilos musicais. ;Quando criei a casa meu maior objetivo era movimentar o local, que estava deficiente de cultura. A galera sempre falou muito desse problema de falta de espaço. O nosso forte é o rock, mas tem espaço para samba, rock, MPB;, revela o proprietário José Ferreira Santos. O dono da casa ainda diz que, apesar de ter trazido atrações internacionais, o que faz sucesso com o público são as apresentações das bandas locais autorais.
// Onde ir
Black Sun Cartel
(CNF 1 ; Taguatinga). De terça a domingo, das 19h às 2h. Não recomendado para menores de 18 anos.
Espaço Cultural Túnel do Tempo
(QNM 5, Cj. P, Lt. 8 ; Ceilândia). De segunda a sábado, das 18h às 2h30. Não recomendado para menores de 18 anos.
Fim da Linha Bar & Wash
(ADE Águas Claras, Cj. 17, N. 44; 3028-6508). De terça a quarta, das 18h às 2h. Quinta a sábado, das 18h às 3h. Domingo, das 16h à 0h. Não recomendado para menores de 18 anos.
República do Rock
(Rua 4A, Bl. 2, Módulo 6 ; Vicente Pires). De terça a quinta, das 19h às 22h45. Sexta e sábado, das 4h às 4h. Domingo, das 16h às 23h45. Hoje, às 18h, tem Brainstorm um papo cabeça na República com mesa redonda sobre o tema ;Questões de gênero no rock;, com Hugo Leonardo Ribeiro, e shows das banas TNSHE (cover feminino AC/DC) e Pollyana is dead. Entrada a R$ 5. Valor de meia-entrada. Informações: http://www.republicadorock.com/. Não recomendado para menores de 18 anos.
Saloon Red Rock
(QI 616, Cj. 2, Lt. 1 ; Samambaia Norte; 3022-1233). De terça a quarta, das 20h às 3h. De quinta a sábado, das 20h às 6h. Domingo, das 12h à 0h.
Skina Hall
(SIBS, Qd. 3, Cj. A ; Núcleo Bandeirante). De sexta a domingo, das 21h às 4h. Hoje, às 16h, 3; Seletiva Porão do Rock, com Regicídio (abertura), Detrito Federal (encerramento), As Verdades de Anabela, Chelsea, DarkRazor, Ingrena, King Void, Liberdade Ltda., My Last Bike, Perpetual Legacy, Peso Morto e Primal Wrath. Entrada a R$ 10. Valor de meia-entrada. Não recomendado para menores de 18 anos.
Tapera Circuito
(EQNM 1/3, Bl. F, Lj. 1 ; Ceilândia; 3374-1113). Domingo a sábado, das 12h à 0h. Não recomendado para menores de 18 anos.
Toinha Rock Pub Original
(QN 208, Cj. C, Lt. 3 ; Samambaia; 3458-5097). De quinta a sábado, das 19h às 2h. Não recomendado para menores de 18 anos