[VIDEO2]
O ator francês Vincent Cassel, conhecido pelos papéis nos filmes Cisne negro e Jason Bourne, participou de um dos protestos realizados no Brasil e no mundo contra Michel Temer. O artista postou na rede social Instagram um vídeo no qual endossa manifestação contra o peemedebista em meio a outras pessoas com cartazes contrários ao novo governo brasileiro após a derrubada da presidente eleita Dilma Rousseff.
"É o Brasil na França, cara", grita o artista, enquanto filma outros manifestantes. Em Paris, o cantor brasileiro Caetano Veloso se envolveu em um protesto contra Michel Temer na sexta-feira passada. Durante uma apresentação na capital francesa, a plateia gritou palavras de ordem contra o ocupante do Palácio do Planalto. O baiano fez coro e emendou um "Fora, Temer". Também na Europa, o papa Francisco manifestou pesar pela situação política enfrentada pelo Brasil. No sábado, ele pediu orações pelo país "que vive um momento triste".
[VIDEO1]
Na China, onde participa da cúpula do G-20, o presidente minimizou os protesos registrados no Brasil (aos quais se referiu como "As 40 pessoas que quebram carros?") e comentou as palavras do pontífice ("A alegria vem aos poucos"). Francisco afastou a possibilidade de vir ao Brasil em 2017, promessa feita quando passou pelo país durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
Michel Temer chegou ao poder após um longo e questionável processo de impeachment contra a presidente eleita Dilma Rousseff. O procedimento transcorrido dentro dos trâmites legais, segundo o Supremo Tribunal Federal e parte do Congresso, foi apontado como golpe parlamentar por quem enxergou ausência de crime de responsabilidade - pré-requisito para o afastamento.