Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Aquela Companhia de Teatro traz para os palcos a origem do mito de Édipo

Espetáculo Laio e Crísipo é uma das atrações desta segunda do Cena Contemporânea

Grécia Antiga, Laio, filho do rei e futuro pai de Édipo, vê o trono ser usurpado e seu pai ser assassinado. Correndo risco de vida, Laio foge de Tebas e é acolhido em Frígia por outro monarca. Na nova terra, Laio torna-se responsável pela educação de Crísipo, herdeiro do rei, porém acaba se apaixonando pelo pupilo. Assim começa a tragédia que deu origem ao mito de Édipo, encenada nos palcos do festival Cena Contemporânea pelo grupo Aquela Companhia de Teatro.

O espetáculo Laio e Crísipo conta uma história de amor pouco conhecida e que deu início a um dos mais famosos mitos da cultura ocidental. O texto traz uma leitura diferente da história do filho que matou o próprio pai para ficar com a mãe. A trama se passa durante a juventude dos personagens, revelando a trajetória dos pais de Édipo e a origem da maldição.

Na dramaturgia de Pedro Kosovski os personagens vão contando sobre suas vidas e os fatos que antecedem suas tragédias pessoais. Após conhecer Jocasta, Laio se vê em dúvida sobre o amor de Crísipo e o casamento com a jovem. A decisão pelo casamento faz com que o rei, pai de Crísipo, lance a maldição da vida de Laio: caso ele tenha um filho, seu filho irá assassiná-lo e ficar com sua esposa.

[SAIBAMAIS]A revelação de que o mito de Édipo tem origem em uma relação homoafetiva do pai foi por muitas vezes esquecida ou ignorada, por ser este o primeiro registro de uma relação afetiva entre dois homens na história da mitologia grega. Mas de acordo com o diretor da companhia, Marco André Nunes, o momento é completamente oportuno para resgatar o tema: ;O espetáculo é uma história de amor, mas a gente percebe em muitos lugares que a gente se apresenta que as pessoas ainda se incomodam. A maioria do público se envolve, mas já aconteceu várias vezes de pessoas se levantarem da plateia e sair no meio da peça;, conta o diretor.


SERVIÇO
Laio e Crísipo,
da Aquela Companhia de Teatro (RJ)

Segunda e terça, às 21h, no Teatro SESC Garagem (913 Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 80 min.

A matéria completa está disponível aqui. Para assinar, clique aqui.