[FOTO1]
A 18; edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2016) começa nesta terça-feira (16/8), na Cidade de Goiás e segue até o próximo domingo (21/8). A programação do festival é composta por seis mostras de cinema, Fórum de Cinema e Fórum Ambiental (com mesas, palestras, minicursos e oficinas), debate com cineastas e uma diversa programação musical. Toda a programação do Fica 2016 é gratuita e aberta ao público.
Cinema ; O coordenador do FICA 2016, Lisandro Nogueira, explica que o festival este ano será marcado por duas grandes vertentes: O cinema de animação, com mostras, debates e fóruns focados nesse gênero, e um grande debate sobre games e cultura digital. ;Nessa edição do Fica, vamos discutir o que é cinema hoje, com uma mesa sobre atualidade do audiovisual e três importantes oficinas sobre documentário, experimental e cine ensaio;, conta Lisandro.
O festival recebe convidados de atuação reconhecida no cinema, como os atores Osmar Prado e Fabio Assunção, o diretor José Eduardo Belmonte, o fotógrafo de cinema, Lauro Escorel, que vai presidir o júri, o fotógrafo e diretor de arte Adrian Cooper, os representantes da Green Film Network, Mário Branquinho, José Vieira Mendes e Eleonora Inusa entre outros.
A Mostra Competitiva teve a premiação reforçada esse ano e vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais que nas edições anteriores. O público poderá conferir 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e dez brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções de países como França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Índia, Irã e México. Dos dez brasileiros, quatro filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo.
Meio Ambiente ; Na edição 2016, o FICA traz para o centro das discussões a questão da preservação ambiental e a produção de alimentos no Bioma Cerrado. O Fórum Ambiental traz o tema: O Caminho para um futuro sustentável: governança territorial, proteção ambiental e segurança alimentar.
Para esse debate, especialistas da área se reúnem na Cidade de Goiás, como o doutor Paul West, diretor da Global Landscape Iniciative, Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, deputado Daniel Vilela, presidente da Comissão Mista do Congresso Nacional de Mudanças Climáticas, Pedro Arraes, presidente da Emater Goiás e diversos outros nomes que buscam novas soluções e caminhos.
Música ; Uma das novidades desse ano é a presença de Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que realiza um concerto especial com suas canções e de seu avô sobre a natureza. O show será no Palácio Conde dos Arcos. Ainda, a programação musical com uma atração nacional no encerramento e 14 shows de artistas goianos está sendo finalizada.
Serviço
Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2016
De 16 a 21 de agosto, na Cidade de Goiás.
Programação: http://fica.art.br/