Os Novos Baianos, que tinham Moraes Moreira como um dos líderes, entraram para a história da MPB como um grupo inovador, ao propor a improvável fusão rítmica do som brasileiríssimo do choro, com o rock de Jimi Hendrix. Quatro décadas depois, Davi Moraes, que bebeu na fonte do revolucionário grupo, introduziu grooves de guitarra em Coração a batucar, CD de Maria Rita que conquistou, em 2015, o Gramy Latino destinado a disco de samba.
Pai e filho, em turnê pelo país com o show baseado no álbum Nossa parceria, ocupam o palco do Espaço Cultural do Choro de hoje a sexta-feira, às 21h, com o show que, em determinado momento, Moraes, ao violão, acompanha Davi quando ele sola clássicos do chorinho, com a assinatura de Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, usando a guitarra.
Nossa parceria é resultado de um projeto em duo, acalentado por eles há muito tempo. ;Sempre nos prometíamos registrar o que vínhamos fazendo juntos ao longo do tempo. Mas, em função da agenda de ambos, fomos adiando. Até que decidimos gravar esse disco, depois de sermos contemplados na seleção pública do programa Petrobras Cultural, que incluía, ainda, a apresentação de uma série de shows;, conta Moraes.
;Em 2013, eu havia iniciado a produção de um disco solo, do qual meu pai iria participar. Ao gravar três temas instrumentais, Seu Chico, Chorinho pra Noé e Quando acaba o carnaval, que compusemos em parceria, percebi que era a hora de fazermos um álbum juntos. Disse: Velhinho, esse disco é nosso, e ele topou de imediato. A partir dali, o Nossa parceria saiu do campo da ideia para a prática;, explica Davi.
Homenagem
Lançado no ano passado, o CD traz 10 faixas e, entre elas, há desde bossa nova à profusão de ritmos afro-baianos, passando por canção e levada pop. A abertura do repertório é com Bossa capoeira, um tributo a Batatinha, icônico e saudoso compositor baiano. Quem também ganhou homenagem foi João Gilberto, lembrado em Bahia ô Bahia, de Vicente Paiva e Augusto Mesquita.
;Quando fui fazer um dos meus discos nos anos 1990, pedi a João que me sugerisse alguma música. Ao telefone, ele cantou esse clássico. Não o gravei, mas cantava em casa. Aí, decidimos registrá-lo no Nossa parceria;, revela Moraes. Centro da saudade (bossa com sotaque soteropolitano) tem a assinatura de Davi, Carlinhos Brown e Pedro Baby.
Nossa parceria
Show com Moraes Moreira, Davi Moraes e banda, de hoje a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ingressos: R4 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.
A matéria completa está disponível aqui. Para assinar, clique aqui.