A cantora Anitta é uma das maiores artistas da música pop brasileira. Mas o sucesso no Brasil não parece ser suficiente para a estrela, que quer ultrapassar as fronteiras do país ao apostar em táticas para se lançar em uma carreira internacional. ;Estou, primeiro, estudando muito, vendo a melhor forma de fazer isso tudo acontecer. Por enquanto, estou na pesquisa de possibilidades;, afirmou a artista em entrevista recente à revista Marie Claire sobre a empreitada.
O primeiro indício de que Anitta poderia arriscar um caminho para além do Brasil foi quando há dois anos a artista lançou uma versão em espanhol do hit Zen em parceria com o rapper espanhol Rasel. Depois, no ano passado, ela foi a vitoriosa na categoria de Melhor artista internacional no EMA 2015, prêmio musical da MTV da Europa. Ela foi a primeira artista brasileira a ganhar a premiação, onde disputou com o argentino Axel, o colombiano J. Balvin e o mexicano Mario Bautista. No ano anterior, ela perdeu a disputa para a mexicana Anahí, ex-RBD.
[VIDEO1]
Coincidência ou não, os concorrentes do EMA 2015, Anitta e J Balvin, lançaram em julho deste ano uma parceria. Balvin convidou a funkeira para gravar a faixa Ginza na edição brasileira de seu disco Energia, que também tem a presença do rapper Projota na música Tranquila. A parceria do gingado funkeiro com a batida do reggaeton deu muito certo e as especulações de uma carreira internacional aumentaram ainda mais.
Na última semana, Anitta deu seu primeiro passo ao lançar a faixa Sim ou não, com o colombiano Malumba. Cantando em português, Anitta mistura a batida do funk carioca com o reggaeton, ritmo bastante popular na América Latina e na Europa, cantado por Malumba em espanhol.
Em apenas dois dias, o clipe atingiu mais de 6 mil visualizações e ocupou o primeiro lugar em vendas no iTunes. A parceria veio por intermédio dos fãs que começaram a marcar Malumba nas redes sociais após Anitta dizer que era viciada na faixa dele, Borro cassette. Essa não foi a primeira conexão entre Colômbia e Brasil feita por Malumba. Há dois anos ele esteve na gravação do DVD do sertanejo Lucas Lucco. Eles dividiram os vocais em Princesinha.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.