Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Projeto mostra história e relevância do samba com maratona itinerante no DF

A Maratona do samba vai levar o gênero musical para escolas públicas, feiras, parques, estações de metrô e asilos

O ano de 2016 é de festa e muita música: são 100 anos de samba! A importância do estilo musical dentro da história do país é imensa. Pensando em mostrar a relevância do gênero, que é patrimônio cultural do Brasil e imaterial da humanidade, surgiu o projeto Maratona do samba. ;De certa forma queremos contribuir para o resgate do samba quanto patrimônio cultural. Tem todo um viés pedagógico, com aulas espetáculos nos campos das escolas públicas e apresentações nas circulações. Mas sempre com um repertório de samba de roda, samba de terreiro, samba-enredo e samba do partido-alto;, explica o produtor-executivo do projeto Thelmo Ribeiro. Além disso, o projeto presta, neste ano, uma homenagem a Moa, Moacyr Oliveira Filho, grande figura da Aruc e do samba brasiliense.

A primeira edição do projeto foi em 2014, por iniciativa de três produtoras de evento da cidade. Neste ano, a proposta chega a segunda edição rodando o Distrito Federal, com edições em escolas públicas, espaços públicos como metrô, rodoviária e feiras. ;Esta edição tem um compromisso mais centrado na valorização do samba enquanto patrimônio. Estamos mais focados no resgate da cultura do samba, que é muito mais do que um gênero. É uma cultura;, completa.
[SAIBAMAIS]
Projeto


Para Thelmo Ribeiro, a grande importância da Maratona do samba é incluir o estilo musical na rotina das pessoas. ;Traz a possibilidade de trabalhar conteúdos que afirma a cultura afro-brasileira. Permite que a garotada ouça outras expressões culturais, com o samba do Recôncavo Baiano. Tudo isso agrega muito valor;, completa o produtor-executivo.

[FOTO744494]

A grande novidade deste ano foi a incorporação dos asilos. ;Partimos do pressuposto de que educação e cultura são direitos de todo. Temos que democratizar ao máximo para quem não tem oportunidade de diversão. Estivemos na semana passada no Lar dos Velhinhos, em Sobradinho, e foi uma experiência maravilhosa;, lembra. Em 23 de julho terá mais uma edição nesse formato na Associação São Vicente de Paulo, em Taguatinga.

Maratona do samba

Até 24 de julho. Entrada franca. Classificação indicativa livre. De 18 a 22 de julho, às 10h e às 15h em escolas públicas e rurais do Itapõa, Paranoá, Planaltina e Sobradinho; das 18h30 às 20h30 na Rodoviária do Plano Piloto. Em 23 de julho, às 10h, nas feiras de Vicente Pires e do Núcleo Bandeirante; e às 14h30 na Associação São Vicente de Paulo.


A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.