De hoje até a 21 de julho, a Caixa Cultural promove reflexão sobre sexualidade e gênero, com apresentação da mostra New Queer Cinema ; Segunda Onda, sob curadoria dos pesquisadores Mateus Nagime e Denilson Lopes. Toda a sorte de relacionamentos (além de alguns azares) está contemplada no evento que reúne 15 filmes. Títulos mais populares, entre os quais Sitcom (1998) e Elefante (2003), se mesclam a títulos alternativos do porte de Tabu.
;Acho que algumas abordagens são explicitamente mais pudoradas, pela consciência de levar o queer para o grande público, nisso estão alinhados filmes como Quero ser John Malkovich, Meninos não choram, Rosas selvagens e Aimeé & Jaguar. Acho que esse é o avanço. Enquanto obras mais experimentais continuam a ser feitas, o grande público passa a receber mais também uma ;dose queer;. Claro que podemos pensar se tratar de histórias mais domadas, mas a luta precisa ser posta no mundo e acho que importa mais pensar na quantidade de pessoas que recebem esses filmes ; e podem se interessar e buscar outros a partir deles ; do que em ficar restrito a uma experimentação formal de cinema;, observa Mateus Nagime, um dos curadores.
Dispostos à quebra de barreiras de preconceito, há filmes como Aimée & Jaguar, atração de hoje). O longa traz o romance entre a mulher de um nazista e uma judia da resistência alemã, no período de Guerra Mundial.
Presente em vários filmes, a atriz Chlo; Sevigny desponta como musa da mostra, com filmes como Kids (1995), Vida sem destino (1997) e Meninos não choram (1999). No primeiro, um skatista lidera uma trupe juvenil de sexualidade afiada, em plena Nova York tomada por drogas. Já em Meninos não choram, Sevigny brilha ao lado de Hilary Swank. Swank impressiona na pele de Teena Brandon, tornada Brandon, na afirmação de sua masculinidade. Finalmente, em Vida sem destino (de Harmony Korine), cabe a Chlo; Sevigny se embrenhar em tramas aparentemente desconexas que desfilam em pequena cidade do Estado de Ohio.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.
New Queer Cinema ; Segunda Onda
Caixa Cultural Brasília (SBS Qd. 4, Lts. 3 e 4). Mostra de cinema, de hoje a 21 de julho. Hoje, depois de coquetel, às 20h30, exibição de Aimée & Jaguar (1999), não recomendado para menores de 16 anos. Ingressos, R$ 4 e R$ 2 (meia, estendida para doadores de agasalho).