Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cantor Paulo Carvalho faz homenagem a Emílio Santiago no Clube do Choro

Em 'Só danço samba', cantor terá a companhia de Cely Curado

 

Timbre forte, voz rouca e arranjos desafiadores compõem a essência musical do cantor Paulo Carvalho. Desde pequeno em contato com acordes e melodias, ele se inspirou no pai, que o mostrou a força ancestral presente nas canções, para dar vazão a composições históricas. "Minha história com a música começou ao ouvir meus pais cantando em casa, principalmente meu pai, que se foi quando eu tinha 14 anos. Eu e meus irmãos ficávamos imitando ele cantar, era nossa diversão", lembra. Aos 17 anos, ele se encantou pelo cavaquinho e adotou o instrumento para se aventurar na carreira de músico. "É minha paixão, o instrumento que me acompanha em todas as apresentações", acrescenta.

Admirador confesso de Emílio Santiago, Paulo subirá ao palco do Clube do Choro hoje, às 21h, para interpretar canções que refletem o poder das lutas sociais. Em homenagem a Emílio, o cantor levará ao público composições que marcaram sua aparição no cenário musical, como Só danço samba. "Para cantar as músicas interpretadas por ele, é preciso ter paixão e calor na voz, todo mundo é tocado na alma quando escuta Emílio, inclusive eu". Segundo Paulo, mergulhar no universo marcante de Emílio é um desafio, mas, ao mesmo tempo, fascina. "Só eu e minhas produtoras sabemos o parto que foi escolher as músicas do repertório, porque, se dependesse da gente, o show teria 50 canções."

Música de história

Emílio Santiago morreu em 2013. Formado em direito, ele sempre teve o trabalho voltado para questões sociais e, principalmente, raciais. Era indignado por não haver negros atuando no Itamaraty, mas sabia que o pé na arte sempre falava alto. Mostrar a cor da sua ancestralidade para o mundo sempre foi um prazer, então expôs toda a força em forma de música. A aparição no cenário musical foi recheada de prêmios. De participação em novelas ao título do Grammy latino, ele carimbou a vida com o gingado do samba.

No show, Paulo Carvalho promete tocar as emoções de Emílio com a reverência que esse tributo merece. Segundo ele, o público vai ver o resultado de uma pesquisa e dedicação repletas de amor. "Vou precisar ter muito cuidado para não chorar nos momentos de emoções fortes, que não são poucos". O músico diz subir ao palco cheio de expectativas e espera que os amantes do samba retribuam todo esse valor. "Minha felicidade ao cantar é ver as pessoas felizes e pedindo bis no fim dos shows", completa. A noite também terá participação especial da cantora brasiliense Cely Curado.

Só danço samba
Clube do Choro (SDC bl. G, Eixo
Monumental; 3224-0599) Hoje, às 21h, show do músico Paulo
Carvalho. Ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia). Não recomendado para
menores de 14 anos.