Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Makley Matos apresenta as vertentes do samba de roda nesta segunda-feira

A apresentação comandada pelo cantor e pandeirista Makley Matos, acontece hoje no Feitiço Mineiro

Ao longo das duas últimas décadas, Brasília tem revelado para o Brasil incontável número de músicos e cantores. A maioria deles escolheu o Rio de Janeiro para dar uma dimensão maior ao seu trabalho. É o caso, por exemplo, de Makley Matos, atualmente um dos artistas de maior evidência no circuito de casas noturnas da Lapa e adjacências.

[SAIBAMAIS]No Rio, Makley foi descoberto depois de vencer uma das primeiras edições do festival Novos Bambas do Velho Samba, promovido pelo bar Carioca da Gema. Mas a popularidade veio para o cantor e pandeirista quando ele foi um dos protagonistas do musical É com esse que eu, visto em várias capitais brasileiras, inclusive Brasília, onde foi apresentado no Teatro da Caixa. O espetáculo gerou CD e DVD.

Makley, que hoje, às 20h30, volta a comandar o projeto Samba de primeira na segunda, no Feitiço Mineiro, prepara-se para lançar em breve seu primeiro álbum solo, produzido pelo violonista gaúcho Rafael Mallmith. Já gravado, mixado e masterizado, o disco deve sair até o início de setembro. ;O título é Liberdade Saravá, nome também de uma das faixas, composição de Edson e Nei Lopes. Há outros sambas como Nana (Wilson Moreira), Partir (Romildo e Sérgio Fonseca), Meu dengo (Luis Grande) e Samba da esperança (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro);, anuncia o cantor.

Carioca da Gema

Durante dois anos e meio, Makley fez parte da banda do Samba do Trabalhador, comandado por Moacyr Luz, e chegou a participar de disco lançado pelo grupo. Atualmente, ele divide-se entre rodas de samba no Carioca da Gema (Lapa), Candongueiro (Niterói) e Samba Luzia, lage próxima ao Aeroporto Santos Dumont.

Em Brasília, onde tem vindo uma vez por mês, se reúne com muita gente na roda de samba das segundas-feiras, no Feitiço Mineiro. Ali, tem a companhia de Félix Júnior (violão 7 cordas e direção musical), Dudu (cavaquinho), Théo da Serrinha e Bicudo (percussão). ;A participação de sambistas da cidade, que quiserem dar canja, é sempre bem vinda;, convida. (IRL).

Samba de primeira na segunda


Roda de samba comandada pelo cantor e pandeirista Makley Matos, hoje, às 20h30. Couvert artístico R$ 25. Não recomendado para menores de 16 anos. Informações: 3272-3032.