Diário de Pernambuco
postado em 04/07/2016 16:50
Morreu nesta segunda, aos 76 anos, Abbas Kiarostami, um dos mais consagrados diretores do cinema iraniano. Em março deste ano, ele descobriu que tinha um câncer intestinal e passou por uma série de operações desde então até falecer em Paris, onde estava para um novo tratamento.
O cineasta exerceu forte influência em todo o mundo com filmes ao mesmo tempo experimentais, conceituais e esclarecedores sobre a cultura e o cotidiano do Irã. Através das oliveiras (1994), Gosto de cereja (1997), O vento nos levará (1999), Dez (2002) e Cópia fiel (2010) estão entre suas obras mais famosas.
[SAIBAMAIS]Kiarostami tinha uma forma de filmar bastante rígida, com filmes que demonstravam a definição de métodos narrativos, dramáticos e fotográficos. Longas sequências de diálogos concentradas dentro de automóveis estavam entre seus procedimentos mais explorados.
Seis filmes dele participaram do Festival de Cannes e dois foram premiados (Gosto de cereja ganhou a Palma de Ouro em 1997 e Cópia fiel recebeu o prêmio da juventude em 2010).