Diversão e Arte

Morre o cineasta iraniano Abbas Kiarostami aos 76 anos

Diretor de 'Gosto de cereja', 'Através das oliveiras' e 'Cópia fiel' é um dos mais consagrados diretores do Irã

Diário de Pernambuco
postado em 04/07/2016 16:50
Kiarostami nas filmagens de Cópia Fiel em 2009

Morreu nesta segunda, aos 76 anos, Abbas Kiarostami, um dos mais consagrados diretores do cinema iraniano. Em março deste ano, ele descobriu que tinha um câncer intestinal e passou por uma série de operações desde então até falecer em Paris, onde estava para um novo tratamento.

O cineasta exerceu forte influência em todo o mundo com filmes ao mesmo tempo experimentais, conceituais e esclarecedores sobre a cultura e o cotidiano do Irã. Através das oliveiras (1994), Gosto de cereja (1997), O vento nos levará (1999), Dez (2002) e Cópia fiel (2010) estão entre suas obras mais famosas.

[SAIBAMAIS]Kiarostami tinha uma forma de filmar bastante rígida, com filmes que demonstravam a definição de métodos narrativos, dramáticos e fotográficos. Longas sequências de diálogos concentradas dentro de automóveis estavam entre seus procedimentos mais explorados.

Seis filmes dele participaram do Festival de Cannes e dois foram premiados (Gosto de cereja ganhou a Palma de Ouro em 1997 e Cópia fiel recebeu o prêmio da juventude em 2010).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação