Para quem tem um projeto de música brasileira, ainda dá tempo de se inscrever no Natura Musical. Essa semana as inscrições se encerram na sexta-feira (24/6) e os resultados saem em dezembro.
Esse é o 11; ano do Natura Musical, que nasceu com o objetivo de estimular projetos relacionados a música por meio de patrocínio. Este ano, serão oferecidos R$ 4,6 milhões para editais nacionais e regionais, com apoio da Leis Rouanet e de outros incentivos à cultura nos estados.
Qualquer área artística que tenha o foco em música pode ser contemplada. Os projetos serão selecionados por uma comissão de especialistas e por meio de votação popular, para aqueles que estão lançando o primeiro ou segundo trabalho da carreira. No edital nacional, há três categorias possíveis: lançamentos de novos trabalho; registro e difusão; e voto popular. Essa teve o piloto lançado ano passado, e permite que o público escolha o vencedor a ser patrocinado.
Um dos selecionados da última edição foi o livro Movimento blackRio 40 anos, escrito por Leo Feijó, Felipe Gaoners, Zé Octávio Sebadelhe e William Magalhães, o líder da Banda Black Rio, para celebrar o quadragésimo aniversário do movimento. O pernambucano Almério também foi um dos contemplados pelo projeto, como o vencedor da categoria Voto Popular, que o permitiu lançar seu segundo trabalho, Desempena. Elza Soares foi uma das escolhidas do ano passado, com o lançamento de Mulher do fim do mundo. As inscrições podem ser feitas na página http://natura.sponsor.com/.