Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Estrelas do rock e do pop têm aparecido com frequência em casos de plágio

Na lista de artistas já acusados estão Justin Bieber, Ed Sheeran, Coldplay, Madonna e diversos outros nomes

Os casos de plágio são recorrentes, em especial no mundo da música, em que nomes famosos sendo tanto vítimas quanto autores desse crime. Na lista de artistas já acusados estão Justin Bieber, Ed Sheeran, Coldplay, Madonna e diversos outros nomes. Agora, mais um caso envolvendo esse assunto delicado chegou aos tribunais norte-americanos. A banda Led Zeppelin vai à corte defender Stairway to heaven, uma das músicas mais conhecidas do grupo.


Jimmy Page e Robert Plant compareceram ao julgamento, e ouviram enquanto a música era tocada, que a banda já foi acusada de cometer este crime outras vezes. Segundo a promotoria, Page teria usado uma parte de Taurus, da banda americana Spirit, para a introdução da produção britânica. A música em questão foi escrita pelo já falecido Randy Califórnia. Page declarou que nunca tinha ouvido a música Taurus, antes das especulações.

Em dezembro de 1968 ; o ano em que a Taurus foi lançada e três anos antes de Stairway to heaven chegar às prateleiras ; o Led Zeppelin fez parte do concerto inaugural dos Spirit, no Colorado. Porém, entre as declarações do artista nas audiências, Jimmy Page assegurou que não se lembra de ter visto qualquer concerto da banda ou de ter encontrado com membros da banda em algum momento.


Francis Malofiy, advogado dos espólios de Randy, afirmou que o Led Zeppelin teria se especializado em desconstruir covers, como uma forma de usar trabalhos de outros artistas como seus próprios. ;Às vezes, eles cruzaram uma barreira, às vezes não;, disse o Malofiy sobre o suposto hábito da banda. O advogado ainda teria afirmado que a canção foi escrita para o amor da vida do vocalista da Spirit e que ninguém poderia imaginar que ela cairia nas mãos de Page e seria a introdução de Stairway to heaven.


Segundo a agência de notícias Associated Press, a acusação apostou na comparação como estratégia. Eles teriam tocado as duas músicas, inclusive simultaneamente, para acentuar a semelhança entre as obras. Já Peter Anderson, advogado da banda britânica, disse que Randy não tinha sequer os direitos autorais sobre a canção Taurus e que Stairway to heaven é de autoria única e exclusiva de seus clientes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.