Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Brasília recebe 1º Festival Internacional de Cinema LGBTI

O evento faz parte das comemorações do mês do orgulho gay

Junho é o mês internacional das celebrações do Orgulho LGBTI. Paradas, festas, simpósios, shows e eventos culturais ao redor do mundo prestam homenagem aos protestos de Stonewall, quando ativistas e membros da comunidade LGBTI enfrentaram as forças policiais de Nova York, em 1969, pelo fim da discriminação pela orientação sexual e identidade de gênero além da defesa dos direitos civis desse grupo de pessoas.

Aqui em Brasília, embaixadas e organizações, lideradas pela embaixada da Bélgica, realizarão, de 20 a 26 de junho, o 1; Festival Internacional de Cinema LGBTI, no Cine Brasília. O evento faz parte das comemorações e exibirá sete curtas e nove longas de diversos países que pretendem promover a reflexão sobre as diferentes formas de discriminação e violação dos direitos humanos e também sobre a importância do respeito a lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais na sociedade atual.

Segundo Sérgio Moriconi, um dos curadores do Festival, a temática está em alta e deve ser debatida. ;Será preciso ainda argumentar sobre a importância de se discutir essa temática nos dias de hoje? É só abrir a janela ou ler os jornais para ver os casos de preconceito, homofobia, sexismo e todo tipo de intolerância, muitas delas violentas, às diferenças de identidade de gênero;, diz.

O Festival ocorre na semana da 19; Parada do Orgulho LGBTI de Brasília, que tomará a Esplanada dos Ministérios no domingo (26). ;O cinema é como uma janela para ver um pouco da vida do outro. O que o festival propõem é que ele também seja um espelho para que pessoas LGBTI possam se identificar com os dramas, paixões e o orgulho de ser quem é;, diz Welton Trindade, organizador da Parada Gay de Brasília, parceiros do Festival. ;É fundamental que essas pessoas se vejam também nas telas;, acredita.

A realização ficou por conta das embaixadas da Bélgica, do Canadá, dos Países Baixos, da Dinamarca, Estados Unidos e Noruega, e conta com o apoio das embaixadas da Suécia, França, Reino Unido, bem como da Parada do Orgulho LGBTI de Brasília e da Organização das Nações Unidas no Brasil.

Clique aqui e confira a programação completa

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.