Desde a década passada, quando se radicou no Rio de Janeiro, o violonista Rogério Caetano ; que iniciou a carreira em Brasília ;, tem trabalhado lado a lado com o saxofonista carioca Eduardo Neves, tanto em estúdio quanto no palco. Os dois, por exemplo, participaram das gravações de todos os CDs e DVDs de Zeca Pagodinho e do projeto Samba Social Clube, lançados nos últimos anos.
Em 2014, lançaram o CD Só alegria, com o bandolinista Luis Barcelos e o pandeirista Celsinho Silva (da banda de Paulinho da Viola), que foi premiado pela Independent Music Award, considerado o Grammy da música independente nos Estados Unidos. No ano passado, Rogério e Eduardo reuniram os talentos em Cosmopolita, base do show que o duo faz de hoje a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro.
Sobre o disco, o compositor clássico e maestro Edino Krieger, disse: ;Cosmopolita reúne a essência da música de câmara e da música brasileira em suas melhores qualidades;, destacando o virtuosismo dos instrumentistas e a perfeita execução de cada um dos 13 temas. Entre eles, estão: Forró das palmas, Rosa e Cora e Valsa D;Yamandu (Rogério Caetano), Com todo amor e carinho, Mes mais de Paris e Vaique é gostoso (Eduardo Neves). Em parceria, eles fizeram Um chorinho em Cochabamba.
;Todas as faixas do CD estão no repertório do show e incluímos, também, Criançada reunida, de minha autoria e Rastapé no Chaparral, do Edu. Em todas, tanto eu quanto ele solamos e fazemos acompanhamento;, explica Rogério. ;Nesse projeto, proponho uma nova forma de tocar o violão 7 cordas, criando, harmonicamente falando, uma sonoridade de orquestra;, acrescenta.
Rogério Caetano e Eduardo Neves
Show do violonista goiano-brasiliense e do saxofonista carioca de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.