Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Brasilienses aderem ritmos dançantes focados na saúde do corpo e da alma

Atualmente, existe um leque de variedades quanto aos movimentos oferecidos pelas academias


Cada vez mais, o brasiliense incorpora novos ritmos dançantes em suas vidas. Na capital, existem grupos e academias que oferecem aulas de dança para todos os gostos e idades, focados tanto na saúde do corpo como no aprimoramento e na elevação da alma, como destaca a professora do curso de licenciatura em dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) Cínthia Nepomuceno. ;A dança permite que mostremos aquilo que não conseguimos expressar por meio das palavras e imagens imprensas;, afirma. A professora ressalta ainda que os movimentos do corpo formam uma espécie de ponte entre mente, corpo e alma, facilitando assim, as expressões de sentimentos retidos e não verbalizados.

Atualmente, existe um leque de variedades quanto aos movimentos oferecidos pelas academias, que vão desde o balé clássico, dança contemporânea até os movimentos urbanos. Na cidade, existem os adeptos do segmento erudito e também dos novos estilos de dança que sempre surgem com gestuais atualizado, como sertanejo, samba, salsa e tango. Entretanto, são algumas variações modernosas da dança, como tribal fusion e west coast swing, que têm despertado ainda mais o interesse dos brasilienses para o meio artístico.

Liberdade


A professora Julia Gunesh, formada em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), foi uma das pioneiras no Distrito Federal a trabalhar com tribal fusion, e diz que a dança se destaca justamente por ter grande influência de raízes culturais do Oriente Médio, da África e da Espanha. ;Meu primeiro contado com esse estilo foi em 2007 durante um evento em Belo Horizonte, fiquei apaixonada pelo fato de o movimento fazer a junção entre elementos folclóricos aos movimentos, acessórios e figurinos modernos, desde então me dediquei para ensinar essa dança em Brasília;, conta. De acordo com a professora, o tribal fusion, além de ser uma dança nova no país, ela possui bases da dança do ventre que permite mais liberdade dos movimentos.

[VIDEO2]

Outro estilo que vem ganhando espaço, é o west coast swing. Vindo dos Estados Unidos, o estilo de dança chama a atenção pela liberdade de improvisação. Semelhante aos movimentos contidos na dança de salão, a variação derivada do lindy hop, faz com que o casal dance alinhado em um movimento de ida e volta, parecido com um elástico. ;O west é um ritmo rico e muito divertido, você pode dançar músicas que já não estão mais nas paradas de sucesso;, conta o professor da academia Lá na Dança André Muri.

[VIDEO1]

Tribal fusion
Instituto de dança Juliana Castro. CRS 508, Bloco. B, Lj. 13, Asa Sul. Tel. 3244-4142. Backstage Dance Center. SCRN 710/711, Bl. D, Lj. 41, Asa Norte. Tel. 3202-1255

West Coast Swing
Lá na Dança, SHCN 203, Bloco A, Lj 26, Asa Norte. Tel. 3032-3392. Escola Dance.com. Águas Claras ; Qd 301, Cj 04, Lote 01. Tel. 3042-4747