Bastou Zayn Malik (ex-One Direction) lançar seu novo clipe de atmosfera futurista, ;Like I would;, nesta terça-feira, 10, para a rapper Azealia Banks dar início a uma longa sequência de declarações xenófobas e racistas no Twitter. Ela começou o discurso preconceituoso se dizendo incomodada porque o novo trabalho do rapaz seria diretamente influenciado pelo dela. ;Ok, eu sei que muitos adolescentes acham ele uma gracinha;;, emendou.
Zayn se pronunciou, dizendo que via o que estava acontecendo, mas não se importava. A princípio, sem citar nomes, tuitou: ;Meus @;s são demais para você.; Ele está em carreira solo desde março do ano passado. Ele namora a topmodel Gigi Hadid, famosa após participar do Victoria;s Secret Fashion Show.
Azealia não aliviou o tom. Enquanto internautas aconselhavam a repensar suas declarações e até mesmo se afastar das redes sociais temporariamente, ela rebatia: ;Conselhos não pagam as contas.; A rapper chegou a dizer que Zayn - nascido na Inglaterra, filho de mãe britânica e pai britânico-paquistanês - fedia a curry. O comentário xenófobo repercutiu no Twitter e Azealia Banks aproveitou para propagar discursos preconceituosos. ;Imigrantes ilegais vêm e tomam empregos, fazendo os americanos sentirem como se não fossem bons o suficiente para fazê-los;;, declarou.
Mulheres indianas e descendentes iniciaram campanha virtual com a hashtag #curryscentedbitch, publicando fotos com legenda irônica em protesto contra a xenofobia da rapper. Azealia ainda compartilhou foto de Zayn Malik sorrindo e escreveu: ;Essa é a cara que ele faz quando realizam audições em campos de refugiados para encontrar os melhores talentos entre eles!”.
;Por que você está dizendo coisas desagradáveis sobre mim? Eu nem estava falando sobre você;;, questionou Zayn, desta vez se referindo diretamente à rapper. ;Os Estados Unidos estão prestes a lhe ensinar com quem não mexer!”, devolveu Azealia. E emendou: ;Age como um garoto branco fingindo ser negro?; A rapper ainda fez alusão à campanha pela presidência dos EUA, ironizando o comentário de Zayn com a hashtag #Trump2016 - candidato republicano com ideologias direitistas. ;Você faz ideia do quão perdido e sem cultura você é?;, postou a rapper, retuitando a pergunta de Zayn sobre a motivação das ofensas.
;Azealia precisa se acalmar um pouco;;, tuitou a atriz Skai Jackson, de 14 anos, conhecida pelo papel de Zuri Ross na série Jessie do Disney Channel, se tornando novo algo da discussão. ;Você precisa deixar crescer seus quadris e começar a menstruar. Por enquanto, fique entre as crianças, por gentileza;, rebateu a rapper, ironizando a idade da garota. ;Quando uma garota sem quadris, com 14 anos de idade, tem mais classe do que você; Se preocupe com sua carreira. Consiga uma.;, devolveu Skai Jackson. Azealia continuou: ;Falou quem pode ser rejeitada pelo Disney Chanel; Você sabe que eles não gostam de garotas da sua cor. Aproveite enquanto está durando.;
Excluída de festival
A confusão no Twitter adentrou a madrugada e já teve consequências diretas para Azealia - que chegou a usar o Periscope para continuar a briga. O festival Rinse Born and Bred, que ocorre em Londres e do qual a Azealia Banks estava escalada para participar, cancelou o show da rapper. Uma nota oficial foi emitida pela organização do evento: ;Nós decidimos cancelar a participação de Azealia no festival. O Born and Bred é uma celebração da cultura rave e é feito para TODOS. Nós celebramos a inclusão e a igualdade.;
Azealia fez piada com a quebra de contrato: ;A maioria das pessoas que iriam ao festival nessa noite o fariam por minha causa.; Alfinetada pelo DJ Target - ;Você nunca poderá viver em Mayfair;, se referindo a bairro nobre da área central de Londres -, ela rebateu: ;Quem sabe? Uma garota com peitos grandes e senso de humor pode chegar muito longe nos Estados Unidos!”.
No passado, a rapper já foi acusada de homofóbica e xenófoba. Chegou a chamar uma internauta de ;puta gorda; por defender uma imigrante com quem Azealia Banks discutia na ocasião.