Esqueça a imagem típica do escritor sentado por dias na frente de uma máquina de escrever e depois enviando originais para várias editoras. Com o advento da internet, os caminhos tortuosos percorridos no passado por escritores iniciantes estão mudando. A atividade vem sofrendo fortes transformações nos últimos anos com o surgimento de uma nova ferramenta virtual: os sites de autopublicação. As plataformas digitais, que misturam rede social e modelo de folhetim, reúnem milhões de escritores e leitores. Contando com recursos de interação, as páginas estimulam novos autores a exibir seus trabalhos. Com o sucesso, os livros mais lidos nas redes acabam chegando às grandes editoras, que projetam os autores virtuais diretamente para as livrarias.
[SAIBAMAIS]
O site mais conhecido no modelo é o Wattpad, fundado em 2007, no Canadá. A página tem cerca de um novo livro ou capítulo postado a cada 25 minutos e cerca de 40 milhões de visitantes. No Brasil, o projeto já conta com a circulação de 1 milhão de usuários por mês, que não pagam nada para acessar textos postados por seus próprios criadores no computador, tablet e celular. Mas o Wattpad não é a única plataforma de autopublicação a disputar a atenção dos escritores. No Brasil, há diferentes serviços on-line disponíveis para novos escritores, como Amazon KDP, Bookess, Publique-se, entre outros.
Algumas opções para escritores
Amazon ; Kindle Direct Publishing (KDP): A plataforma é de fácil publicação e os livros são comercializados no formato digital para leitura no Kindle (leitor de e-books da Amazon).
Bookess: O site é brasileiro e possibilita ao autor publicar seu livro e comercializar no formato digital ou na modalidade impressa.
Clube de Autores: A página é pioneira em autopublicação no Brasil e permite a venda de livros digitais e impressos. É conhecida pela publicação de poesias, crônicas e livros técnicos.
Publique-se: A plataforma é um dos avanços da gigante do varejo e pertence a Livraria Saraiva, que pelo visto investirá nos livros digitais.
Google Play: Para quem aposta no mercado de celulares é possível vender seus livros digitais compatíveis para o sistema Android. Para publicar, além do cadastro como desenvolvedor é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 25.